Comportamento Organizacional Etapa 1
Artigo: Comportamento Organizacional Etapa 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viviane41 • 21/5/2014 • 371 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca abordar o comportamento de uma organização, pois é um desafio atual por se tratar de compreender o ser humano. São os indivíduos que atuam nas organizações o que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas, alem de melhorar o bem estar social, gerir as adversidades, desenvolver as competências dos trabalhadores e responder as exigências da globalização. Afinal as empresas cada vez mais fazem exigências na inovação e mudança, na qualidade e na responsabilidade social e ética, promovendo novos métodos de trabalho e novas estruturas organizacionais para se mantiver no mercado.
2. CAPITULO 1
2.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é um estudo sistemático do comportamento humano nas empresas que se preocupa com as atitudes e desempenho dos trabalhadores com o propósito de reduzir o absenteísmo e a rotatividade, alcançando a produtividade e promovendo a melhoria da eficácia organizacional.
Atualmente, o Comportamento Organizacional esta dividido em três áreas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento micro-organizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento meso-organizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macro-organizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.
2.2. COMPARAÇÃO DE DOIS AUTORES SOBRE SISTEMA ABERTO E FECHADO
A definição de sistema segundo OLIVEIRA, é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam de terminada função. É composto por objetos, as entradas do sistema, o processo de transformação do sistema, as saídas do sistema, os controles com as avaliações do sistema e a retroalimentação ou feedback do sistema.
Já para CHIAVENATO, o sistema é definido como um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.
AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças São influenciados ou influenciam o meio ambiente, através das entradas e saídas. Para sobrevivência devem se ajustar constantemente e se adaptando as condições do meio ambiente. Não apresenta intercambio com o meio ambiente. Não influem e não são influenciados pelo ambiente, apenas pelas partes que o compõem.
CHIAVENATO, Idalberto Têm muitas entradas e saídas, o que permite intercambio com o ambiente externo, não tornando o comportamento previsível. Entradas e saídas limitadas, pois não há sistema totalmente fechado.
...