Comportamento Organizacional Etapa 1 E 2
Dissertações: Comportamento Organizacional Etapa 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/5/2014 • 2.455 Palavras (10 Páginas) • 189 Visualizações
Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar a 1ª e a 2ª etapa da ATPS da disciplina de Comportamento Organizacional, ministrada pela Prof.ª Sonelis Feltrin.
Descrição da situação atual da empresa PET GLAMOUR
A Pet Glamour é um pequeno pet shop cujos proprietários são dois irmãos: João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão. João é formado em Tecnologia em gestão comercial e Alba sempre trabalhou como cabeleireira em grandes salões de beleza. Eles sempre gostaram de bichos de estimação e sempre sonharam com seu próprio negócio. Depois que João se formou, eles pegaram um empréstimo no banco e abriram a Pet Glamour. Alba ficou responsável por banho e tosa e João ficou com toda a parte administrativa.
No último ano o faturamento caiu 4%. Alba e João começaram a entrar em atrito. Alba culpa João pela queda do faturamento e João afirma que está sobrecarregado e que Alba não participa da administração.
O gerente Rui Leme sempre reclama que perde o controle da gerência por que o pessoal do banho e tosa utilizam produtos sem avisar ou registrar.
O Éder Seles da tosa vangloria-se de seu talento artístico e se acha superior às meninas do banho. A equipe da loja, Leila Xavier e Elaine Vérner (vendedoras) tem apresentado muitos atestados médicos e ocorrência de atrasos.
Assim sendo, João preocupado com a dificuldade da Empresa resolve contratar A Iara, psicóloga especializada em gestão de pessoas. Iara pesquisou, estudou a Organização no todo e constatou que não havia interação entre as pessoas, constatou ainda que havia desmotivação num todo. Houve uma reunião com todos os integrantes da Pet Glamour no qual foi apontado cada item acima e com essa reunião depois de um tempo a empresa estava mais inteirada...não houve apenas uma reunião, houve propostas de participação nos lucros da Empresa para os funcionários, propostas de incentivo como adicional no salário por chegar sempre no horário e Iara foi efetivada na empresa para auxiliar nos processos de gestão de pessoas, no processo administrativos e de incentivos aos funcionários.
Etapa 1
Tabela de Comportamentos Individuais
Utilizando a tabela 7.1 (Traços de Personalidade), disponibilizada na p.75 do PLT 111, segue tabela e descrição para cada funcionário da PET GLAMOUR:
Nome Cargo Traço de Personalidade Visão Geral Implicação Negativa
Alba Lourenzão Sócia do Pet Glamour Extroversão/Pessoa assertiva, sociável. Não se interessa pela parte burocrática Atribui os problemas da Empresa ao João
João Maria Lourenzão Sócio e Administrado Consciência/Pessoa trabalhadora, organizada. Só se interessa pela parte burocrática da Empresa. Não tem voz ativa, sobrecarregado.
Anita Túlio Jordão Banho Extroversão Desorganizada Acompanha Léa na Falta de Organização
Léa Júlio Jordão Banho Agradabilidade Desorganizada Não Ajuda na Organização da Loja
Eder Seles Tosa Abertura experiência/Pessoa criativa, curiosa. Não percebe que seu superego causa desconforto na equipe. Não sabe trabalhar em equipe, individualista.
Rui Leme Gerente Estabilidade Emocional/Pessoa calma, autoconfiante. Não percebe que sua autoridade está em baixa. É comunicativo, porém não possui liderança
Leila Xavier Vendas Consciência/ Abertura à experiência Não Confiável e Preguiçosa Está sobrecarregando os outros funcionários por faltar muito.
Elaine Vérner Vendas Consciência/ Abertura à experiência Não Confiável e Preguiçosa Está sobrecarregando os outros funcionários por faltar muito.
Relatório de Conclusão da Etapa 1
A personalidade de cada indivíduo não está relacionada ao ambiente, é um fator não completamente estável.
Para toda analogia da característica/traços dos funcionários da PET GLAMOUR, concluímos por uma visão segmentada e cartesiana que:
• Alba Lourenzão possui a característica de extroversão, que neste caso, torna-se introversão, pois não está interessada e não se intera das situações relacionadas ao setor de administração e saída de produtos no setor de sua responsabilidade. Também não se envolve na questão burocrática que refere-se ao seu setor, encaminhado para a administração geral. Para este caso, culpa a administração geral por não participar das situações cotidianas da empresa, além da burocracia.
• João Maria Lourenzão possui a característica de Consciência, acredita que Alba Lourenzão não deve ficar alheia a situações administrativas e da loja, se sente sobrecarregado mas não tem voz ativa de liderança com seus funcionários.
• Rui Leme, como gerente da loja, possuía a característica de Estabilidade emocional, sem possuir liderança, não tem voz ativa, baixando sua auto-estima.
• Éder Seles possui a característica de Abertura à experiência, sendo criativo, porém, acredita que por fazer bem seu trabalho, se auto eleva a um nível de superioridade em relação ao setor de banho.
• Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão possuem a característica de Extroversão, neste caso, são introvertidas, não manifestam diferença em relação a ter uma competitividade na produção, para visualização de desempenho favorável para o setor.
• Leila Xavier e Elaine Vérner possuem a característica de Consciência, não cumprindo com comprometimento seus horários de entrada e abertura da loja, com índice de faltas elevado por conta de atestado médico, demonstrando preguiça e não confiabilidade em relação a sua prestação de serviços para a loja.
De acordo com dados informados no Dossiê disponibilizado pela PET GLAMOUR, podemos observar quais pontos estão diretamente relacionados ao desempenho negativo no faturamento da empresa, conforme hierarquia (informada pelo Organograma):
• Os sócios/diretores da empresa estão com falha na comunicação e divisão de tarefas, acarretando em discussões em que um joga a culpa no outro, sem perceber e procurar uma solução, perdendo a visão administrativa e envolvendo o lado pessoal e afetivo.
• As informações sobre as atividades exercidas e atitudes dos funcionários estão defasadas, sem o repasse da situação atual da loja para o setor administrativo. Com a falta dos dados, não existe controle real do desempenho e gastos da empresa.
• Falta de comprometimento do setor de vendas, diminuindo as chances de venda dos produtos.
Esses fatores resultam da falta de percepção e motivação de cada um dos integrantes em particular, da inexperiência dos sócios em administrar uma empresa, a falta de ideias inovadoras para que os problemas sejam sanados, e a falta de iniciativa. Ninguém tem mostrado motivação ou interesse na função na qual lhes foi designada, e principalmente a falta de comunicação do conjunto dos integrantes. A comunicação as trocas de ideias são essenciais dentro de uma equipe, pois traz um melhor entendimento entre os integrantes, e assim um melhor funcionamento do negócio e a melhora no faturamento da empresa.
Cada integrante deve transformar seu conhecimento tácito em conhecimento explícito, para que as soluções dos problemas, sejam eles grandes ou pequenos, apareçam. Pois dentro de uma empresa cada funcionário tem a sua importância, o seu valor, e os problemas caso apareçam têm que ser resolvidos em conjunto e não jogados nas “costas” somente de um integrante como tem acontecido no Pet Glamour.
Quando a equipe pensa em conjunto o resultado é sempre o melhor possível.
Etapa 2
Tabela de Motivação dos Gestores
Gestores Falta de Motivação Motivação
Alba Lorenzão Falta de rendimento dos funcionários; A carteira de clientes ampliou em uma
Sócio-presidente Queda da empresa e problemas pessoais. Progressão geométrica a perspectiva
Banho e tosa de crescimento da empresa.
João Maria Lourenzão Falta de apoio na empresa. Comunicação entre a sociedade da
Sócio-presidente empresa.
Administração Geral
Rui Leme Falta de motivação dos funcionários. Condições de trabalho, autonomia
Gerente da Loja
TESTRESS 2013
De acordo com TESTRESS, segue avaliação referente aos Gestores da Pet Glamour:
Pontos Estou Superestressado? Pontos Estou com raiva?
1 Eu tenho que tomar 1 Eu sinto que as pessoas ao
decisões rápidas sobre meu redor cometem uma
assuntos importantes. série de erros.
2 Eu não sou consultada sobre 2 Eu me sinto aborrecida
muitas decisões na Pet porque executo um bom
Glamour. trabalho ou desempelho,
mas ninguém dá valor.
3 Não me sinto tão realizada 3 Quando as pessoas me
com meu próprio negócio. fazem ficar com raiva, eu
apenas as repreendo.
4 Eu penso que, por mais que 4 Quando fico com raiva,
eu me dedique, os acabo dizendo coisas que
funcionários da Pet Glamour ofendem as pessoas.
não vão alcançar os resultados.
Eu não acho que meu sócio Eu me irrito com muita
está fazendo um bom facilidade.
trabalho.
5 Tenho discutido muito com 5 Eu sinto vontade de bater
meu sócio. quando alguém me deixa
irritada.
6 A parte burocrática (chata) 6 Quando um funcionário
da emoresa acaba sobrando comete um erro, costumo
toda pra mim. sair aos berros.
7 Eu sinto que meus 7 Quando sou criticada em
funcionários não me público tenho vontade de
respeitam. chorar.
Subtotal Subtotal
Escore
40 a 48 Bandeira vermelha: Preste atenão, pois você está navegando em zona perigosa.
Possivelmente, você fará bom uso de um terapeuta ou conselheiro.
30 a 39 Bandeira amarela: Seu nível de stress e de raiva contida é alto e você deve
estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle.
10 a 29 Relaxe: Você se encontra em uma faixa de normalidade. Você deve ficar
irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.
0 a 9 Parabéns!!! Você está em forma.
Alba Lourenzão
Sócia da Pet Glamour
• Eu sinto que as pessoas ao meu redor cometem uma série irritante de erros.
o (1 Ponto)
• Eu me sinto aborrecida porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá valor.
o (2 Pontos)
• Não me sinto tão realizada com meu próprio negócio.
o (3 Pontos)
• Eu penso que, por mais que eu me dedique, os funcionários da Pet glamour não vão alcançar os resultados.
o (4 Pontos)
• Quando fico com raiva, acabo dizendo coisas que ofendem as pessoas.
o (4 Pontos)
• Eu não acho que meu sócio está fazendo um bom trabalho.
o (5 Pontos)
• Eu me irrito com muita facilidade.
o (5 Pontos)
• Tenho discutido muito com meu sócio.
o (6 Pontos)
• Quando um funcionário comete um erro, costumo sair aos berros.
o (7 Pontos)
• Eu sinto que meus funcionários não me respeitam.
o (8 Pontos)
Subtotal 26 Subtotal 19
Escore
45- Bandeira vermelha: Preste atenção, PIS você está navegando em zona perigosa. Possivelmente, você fará bom uso de um terapeuta ou conselheiro.
João Maria Lourenzão
Sócio da Pet Glamour
• Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importante.
o (1 Ponto).
• Eu sinto que as pessoas ao meu redor cometem uma série irritante de erros.
(1 Ponto)
• Eu não sou consultado sobre muitas decisões na Pet Glamour.
o (2 Pontos)
• Eu me sinto aborrecido porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá valor.
o (2 Pontos)
• Não me sinto tão realizado com meu próprio negócio.
o (3 Pontos)
• Quando as pessoas me fazem ficar com raiva, eu apenas as repreendo.
(3 Pontos)
• Eu penso que, por mais que eu me dedique, os funcionários da Pet glamour não vão alcançar os resultados.
o (4 Pontos)
• Eu não acho que minha sócia está fazendo um bom trabalho
o (5 Pontos)
• Tenho discutido muito com minha sócia.
o (6 Pontos)
• A parte burocrática (chata) da loja acaba sobrando toda pra mim.
o (7 Pontos)
• Eu sinto que meus funcionários não me respeitam.
(8 Pontos)
Subtotal 36 Subtotal 6
Escore
42 - Bandeira Vermelha: Preste atenção, PIS você está navegando em zona perigosa. Possivelmente, você fará bom uso de um terapeuta ou conselheiro.
Rui Leme
Gerente da Pet Glamour
• Eu sinto que as pessoas ao meu redor cometem uma série irritante de erros.
o (1 Ponto)
• Eu não sou consultado sobre o que acontece no meu trabalho.
o (2 Pontos)
• Eu me sinto aborrecido porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá valor.
o (2 Pontos)
• Eu julgo que estou recebendo menos do que eu mereço.
o (3 Pontos)
• Eu penso que, por mais que eu trabalhe, os funcionários da Pet glamour não vão colaborar.
o (4 Pontos)
• Eu não confio nos meus superiores no trabalho.
o (5 Pontos)
• Eu me irrito com muita facilidade.
o (5 Pontos)
• Eu não me dou muito bem com o pessoal da Pet glamour.
o (6 Pontos)
• Eu sinto que ninguém me respeita na Pet glamour.
o (8 Pontos)
Subtotal 28 Subtotal 8
Escore
36- Bandeira amarelo: Seu nível de stress e de raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle.
Relatório de Conclusão da Etapa 2
De acordo com a Tabela de Motivação dos Gestores, a motivação dos sócios é que estão realizando o sonho de seu negócio próprio, onde a carteira de clientes e o fluxo de caixa aumenta cada vez mais, e suas realizações pessoais acompanham esse crescimento; já a motivação de Alba, João e Rui é que possuem a autonomia de desenvolver o seu trabalho do jeito que os mesmos planejam, podendo testar suas técnicas de liderança, o que gera autoconfiança e realização profissional.
Já os fatores que desmotivam a gestão da empresa estão entre falta de apoio entre a própria gestão, e falta de treinamento e organização dos subordinados. Pois as inovações não são incentivadas, onde cada tarefa limita-se apenas a seu departamento, e os mesmos acabam não tendo comunicação, o que desorganiza mais ainda a rotina da empresa.
O Stress no momento é um dos obstáculos na comunicação entre os funcionários do Pet shop; pois com os gestores sobrecarregados, o resto da equipe é afetado com toda a situação. Causando conflitos, com desrespeito, desorganização, falta de cooperação e comunicação. Com esses motivos a empresa entra em um processo de perda não somente financeiramente, mas de funcionários já treinados e adeptos a todo trabalho.
Para melhorar o quadro atual é necessário que João tenha um senso maior de liderança, pois se foca muito em seus cálculos administrativos e esquece de ajudar Rui a resolver os problemas da empresa. Também é imprescindível que ele explique melhor para Alba o porquê de o faturamento ter caído. Portanto se João, Alba e Rui procurarem ajudar uns aos outros com o intuito de resolver os problemas da loja, a Pet Glamour vai sair dessa crise, voltando a ter o faturamento que outrora teve.
Mas essa mudança não deve partir somente dos administradores e sim de todos os colaboradores, já que a empresa também é formada por eles; o Pet Glamour precisa realmente de mudanças, principalmente na área comportamental de cada um, já que cada detalhe e comportamento de determinado individuo influencia no ambiente em que está.
E essa determinada mudança deve ser feita aos poucos, com cada indivíduo, para que todo possam se adaptar com as novas metodologias, também devem passar por treinamentos, para que realmente aconteça um progresso na mudança.
Uma das principais falhas está na falta de comunicação da parte de cada funcionário, e isso está influenciando no ambiente da empresa ocasionando a série de problemas constados no dossiê, para que possa ocorrer a solução dos problemas é necessário que os administradores tomem a atitude de criar algo para que essa situação seja solução.
A Pet Glamour necessita de profissionais qualificados, que possuam habilidades para trabalhar em grupo, que queiram aumentar os lucros da empresa e que façam mudanças eficientes a curto prazo; necessita de uma figuras líderes, bons empreendedores, também de pessoas com visão sistêmica que buscam aumentar os lucros da empresa,
No contexto atual do mundo organizacional, o desenvolvimento de pessoas e o trabalho em equipe representam oportunidades valiosas para a sustentabilidade e o alcance de resultados. Para tornarem-se competitivas e assegurarem sua rotina, as organizações criam mecanismos que permitem a inovação contínua de seus processos de trabalho. As mudanças no ambiente organizacional afetam diretamente as estratégias definidas pela organização,
que se tornam, necessariamente, mais objetivas e adaptáveis. Uma das características mais marcantes do novo ambiente de trabalho é a aprendizagem contínua, o que gera, para as organizações, o desafio constante de criar e de manter ambientes de trabalho que privilegiem a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas e isso é o falta na Pet Glamour.
Concluímos que o stress contribui para muitos problemas nessa empresa, provocou tensões, desiquilíbrios, desordem e desrespeito. Para que isso se resolva é necessário que todos tenham consciência de seus atos e omissões embarcados em todos os setores, se reunindo e entrando em um acordo, e resultando em um melhor treinamento de mudança e alto desenvolvimento com sucesso.
Bibliografia
• CARAVANTES, Geraldo. Comunicação e Comportamento Organizacional. 1ª ed. São Paulo: Age, 2008. (PLT 111) [Capítulos 7,8,9 e 10]
• Dossiê da empresa Pet Glamour [https://docs.google.com/file/d/0B_3yd4mKLmuVOWJnN09LQWJNenc/edit?pli=1]
...