Comunidade e sociedade
Artigo: Comunidade e sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabelnovaes • 14/5/2013 • Artigo • 314 Palavras (2 Páginas) • 634 Visualizações
A SOCIEDADE
Comunidade e sociedade são as uniões de grupos sociais mais comuns no estudo da Sociologia. Uma comunidade é um grupo social unido por laços afetivos. É um grupo de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas e regras e que vive junto, de modo íntimo e privado. A comunidade é marcada por contatos primários.
Uma comunidade é definida por, basicamente, quatro características:
1. Possui limites territoriais ou geográficos.
2. É uma unidade relativamente pequena.
3. É caracterizada por valores, ideias e costumes em comum.
4. É constituída por pessoas que estão ligadas por relações afetivas e emocionais.
As comunidades são geralmente formadas por grupos de familiares, amigos, vizinhos ou correligionários que possuem um elevado grau de intimidade, uns com os outros.
Os sociólogos costumam distinguir sociedade de comunidade. A expressão sociedaderefere-se à totalidade das relações sociais entre as pessoas. A diferença fundamental entre comunidade e sociedade é que uma sociedade é uma associação que não é caracterizada por laços afetivos ou pelo compartilhamento de valores e ideias. Enquanto uma comunidade é ligada por uma vontade coletiva natural, na sociedade predomina a vontade artificial e deliberada.
Alguns sociólogos utilizam o conceito de sociedade societária para designar sociedades modernas. Numa sociedade societária, há uma clara divisão do trabalho e de papéis sociais. As relações são superficiais e impessoais – basicamente instrumentais. Ao invés de haver uma firme coesão social, que é a característica fundamental de uma sociedade comunitária, na sociedade societária a integração é fraca.
Numa sociedade societária, predomina o individualismo. Cada indivíduo possui seus próprios pensamentos, suas afinidades artísticas, suas próprias crenças. Na sociedade societária, as pessoas se preocupam com o “eu”, não com o “nós”.
Devido ao avanço industrial e tecnológico e à globalização, as comunidades comunitárias estão deixando de existir, sendo substituídas por sociedades societárias. Esta realidade é evidenciada pelo crescimento das cidades, a quebra da estrutura familiar, o enfraquecimento das tradições e a ampliação do poder da burocracia.
...