TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Meritocracia e Desigualdade Social

Por:   •  24/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITOS

MERITOCRACIA - Meritocracia é um sistema que considera o mérito dos envolvidos para que possam alcançar posições de maior destaque. A palavra meritocracia tem como significado merecer, e pode ser definida como forma de atuação baseada no mérito, na qual as posições hierárquicas e outras recompensas são conquistadas pelos colaboradores que atingem os resultados esperados e apresentam no dia a dia de trabalho as competências de liderança, técnicas e estratégicas estabelecidas previamente pelas organizações.

Seus opositores argumentam que essa é uma ideia arbitrária em função da ausência de uma medida específica dos valores da habilidade, inteligência e esforço. De toda forma, ela é adotada e está muito associada ao Estado burocrático.

DESIGUALDADE SOCIAL - A Desigualdade social é o fenômeno no qual ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe de renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida.

INCLUSÃO:

É um conjunto de ações provocadas pelas diferenças de classes sociais, idade, sexo, escolhas sexuais, educação, deficiências, preconceitos raciais etc. A Inclusão Social tem como objetivo oferecer oportunidades de acesso a tudo, para todos.

O processo de inclusão vem sendo aplicado em cada sistema social, na educação, nos ambientes de trabalho, no lazer, nos transportes etc. Todo o sistema deve ser inclusivo, educação, trabalho, lazer e meio de transporte para todos!

'' Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade''

Declaração Universal dos Direitos Humanos Artigo 1

EXCLUSÃO:

São dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. A pobreza, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social, um individuo fica sem ir ao um show por sua situação financeira.

As minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente, mas, não é obrigatório que o sejam.

'' Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania. ''

Declaração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com