Conceitos, tendências e correntes necessárias para o entendimento da EA.
Por: Juniel Dos Santos Ribeiro • 1/5/2015 • Resenha • 434 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
Resumo
Conceitos, tendências e correntes necessárias para o entendimento da EA.
Com base na explicação aplicada em sala de aula, são inúmeras as diferenças sobre a temática educação ambiental. Alguns autores retratam seus conceitos, para Guivaras ele defende uma EA critica, ele acredita numa ação reflexiva, unindo a teoria e a pratica para intervir em uma realidade complexa. Gadotti (2000) defende uma Eco pedagogia, Cepre (2002), chama a atenção para a crise ambiental e argumenta a favor da ecologia profunda.
Existem seis as concepções publicado no livro por Layrargus para definir EA: alfabetização ecológica, Eco pedagogia, EA critica, EA transformadora, EA emancipatória e educação no processo de gestão ambiental.
No ano de 1995 do século XX com interesse no assunto referente a tal conceito definido por vários autores, leitores, foi que a Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGA/MEC), realizou em estudo o qual foi publicado.
O proposito foi identificar as diversas tendências de EA praticadas no Brasil.
A pesquisadora canadense Lucie Sauvé também realizou um estudo na década de 90 do século passado. Ele acredita que a EA poderia ser enquadrada em duas categorias ou dois olhares. Classificaria em educação sobre o meio ambiente, educação no meio ambiente e educação para o meio ambiente. Foi então que os autores Quintos, Gualda acrescentou outra vertente: educação a partir do meio ambiente.
A educação no meio ambiente apontou para as perspectivas que orientam práticas pedagógicas.
Sauvé (2002), aponta três vertentes: perspectiva ambiental (entende a degradação ambiental como ameaça à qualidade de vida humana, voltada no ambiente biofísico, perspectiva educativa voltada no individuo ou grupo social.
As quatro nomenclatura trabalhadas por Bertclucci dá destaque as funcionalidades, EA crítica trabalha o individuo e os grupos sociais para identificar, problematizar, e agir em relação as questões sócio ambientais a partir de uma ética voltada para a justiça ambiental EA transformadas parte de um referencial “revolucionar os indivíduos em suas subjetividades e práticas nas estruturas social-naturais existentes.
EA emancipatória trabalho na perspectiva de enfatizar e associar as noções de mudanças sociais e cultural de emancipação/libertação individual e de integração no sentido da complexidade.
A Eco pedagogia promove o encontro de abordagem holística sobre o mundo com a pedagogia de Paulo Freire.
...