Conclusão PSICOLOGIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA
Trabalho Escolar: Conclusão PSICOLOGIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: moniquecardoso2 • 13/9/2014 • 3.096 Palavras (13 Páginas) • 1.709 Visualizações
PSICOLOGIA SOCIAL CONETMPORÂNEA
NOME: RA:
UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA
SOROCABA
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA 4
A DESIGUALDADE E A INVISIBILIDADE SOCIAL 5
LEITURA E DISCUSSÃO DO TEXTO “HOMENS INVISIVEIS” 7
ENTREVISTAS 7
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRFIA 13
INTRODUÇÃO
A Psicologia Social evidencia em seus estudos mais relevantes, a Humilhação Social e a Invisibilidade Pública.
A humilhação social é uma modalidade de angustia, percebida claramente pelos pobres que, quando não é uma realidade vivida, é sentida tão viva quanto se a fosse. O pobre em seu estado desprotegido e desprivilegiado acredita não ser provido de direitos, em tal grau de desprezo e repúdio que seu comportamento exprime a invisibilidade pública.
Já a invisibilidade pública é um desaparecimento de um ser no meio de outros seres, rebaixamento de percepção de outrem, especialmente a percepção de alguém vinculado á forma baixa do trabalho assalariado, o trabalho desqualificado, alienado e alienante.
A desigualdade social, e como ela é exprimida, é a causa da problemática: humilhação social e invisibilidade pública. O fato determinante para a desigualdade social está ligado ao valor moral em que as pessoas atribuem a outra quer seja por questões econômicas, quer seja por apatia.
HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA
José Moura Gonçalves Filho aborda através da sua obra o sério problema político e social em estudo – A humilhação social. O autor se utiliza em sua discussão das colaborações trazidas pelo Marxismo e pela Psicanálise, que segundo ele “não poderia ser deixado de lado das colaborações trazidas pelo Marxismo e pela Psicanálise, apesar de deixar claro que ambos os métodos de investigação não se fundem ou confundem, apenas se complementam, se bem utilizados na ação investigativa.”
Na visão do Regime Marxista a questão da humilhação social busca a solução para os problemas de forma eficaz no âmbito social, ou seja, o homem em conjunto, lutando coletivamente. Já para os seguidores de Freud, adeptos da Psicanálise, entendem que o dilema da Humilhação Social inicia internamente no próprio indivíduo, resultado de pressões sofridas inconscientemente, e que só depois se exterioriza e passa a influencio o grupo o qual pertence.
Como já foi dito, entendemos a partir desta pesquisa que a Psicologia Social, não considera o indivíduo isoladamente, mas sim, deste em grupo, em convivência com outros indivíduos, em sociedade. Assim ao tratarmos de determinados problemas, não devemos considerá-lo sobre um único ponto de vista. Mas considerarmos a investigação por ambos os lados, do homem como indivíduo e da sociedade.
Devemos entender que a humilhação social está diretamente ligada à questão da desigualdade de classes, sendo os seus resultados sentidos mais notadamente pelas camadas mais pobres da sociedade, constantemente expostos às mensagens de inferioridade social.
A fim de enfatizar a questão da humilhação social, o autor faz lembrar o depoimento do frentista Sr. Gerônimo, natural de Arapiraca, cidadezinha do estado de Alagoas, em entrevista realizada por Ruth Rosenthal. Na entrevista, o migrante nordestino reclama da falta de solidariedade e frieza dos indivíduos dos centros urbanos, lembrando com tristeza de seus familiares e conterrâneos, revelando os sofrimentos e humilhações aos quais os pobres são constantemente submetidos, principalmente, nas grandes metrópoles.
Segundo Gonçalves Filho, salvo raras exceções, “o homem só empreende em investir nas questões sociais, quando estas lhes são convenientes de algum modo ou lhes reverta em algum benefício, além de abordar sobre a desvalorização gradativa do ser humano pelo que simplesmente é e recordar das pequenas atitudes e hábitos saudáveis do passado.”
Trazendo uma profunda reflexão sobre a supervalorização de aspectos, como salários e a saúde, chamam a atenção para a alienação trabalhadora, fazendo com que o mesmo se identifique como uma simples “coisa” ou uma máquina, que vale pelo produz e pela força braçal que é capaz de exercer, nada mais, devendo se contentar com o mínimo.
Ainda no texto em questão aprendemos sobre alguns sintomas da humilhação social, como aqueles manifestos em ambientes públicos, onde a pobreza é diretamente verificada e identificada com certos tipos de atividades. De um lado, o cidadão abastado vê no pobre uma ameaça à sua tranqüilidade e segurança, estranhando quando este se encontra fora do contexto esperado, qual seja o de submissão e contentamento por recompensas mínimas. De outro, o cidadão empobrecido, que mesmo quando eventualmente tem a oportunidade de gozar de certos privilégios, normais aos mais abastados, são dotados de complexos de inferioridade e aceitam com facilidade serem diminuídos, com se já fosse o comportamento esperado pelos demais. Esses fenômenos ocorrem diariamente em vários lugares, tais como cinemas, restaurantes teatros, shoppings etc. O homem pobre sente-se marginalizado e adota uma atitude passiva, temendo ser mal compreendido e, em consequência, socialmente humilhado; enquanto que o homem rico, visando a preservação de seu patrimônio e poder de posição, evita se relacionar demasiadamente com os integrantes da classe baixa, sendo que os abastados que infringem tais “regras” são vistos com desconfiança pela própria classe, tornando-se também alvos da humilhação social.
José Moura explana sobre a facilidade que o homem possui de receber regras impostas pela sociedade e que o expõe em humilhação social. Discorre sobre a ausência de elementos que justificariam a noção de superioridade de alguns indivíduos em relação a outros, sobretudo os pobres e, não raras vezes, com bastante
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