Contabilidade De Pecuária
Trabalho Universitário: Contabilidade De Pecuária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sombra100 • 26/9/2014 • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 467 Visualizações
INTRODUÇÃO
No Brasil, como no resto do mundo, em termos de Contabilidade de Pecuária, há basicamente 02 tipos de avaliação do estoque vivo (plantel): valores de custo e valores de mercado.
Na atividade de criação de animais, tendo em vista a apuração dos resultados periódicos, o rebanho deve ser inventariado. No encerramento do balanço em cada período de apuração (trimestral ou anual a partir de 01.01.1997, lei nº 9.430/1996), todo o rebanho existente deverá figurar no respectivo inventário da seguinte forma (Parecer Normativo CST nº 511/1970, Parecer Normativo CST nº 57/1976 e Parecer Normativo CST nº 7/1982):
a) Pelo preço real de custo, quando a contabilidade tiver condições de evidenciá-lo; ou
b) Em caso contrário, poderá ser inventado (avaliado) pelo preço corrente no mercado na data do balanço (RIR/1999, art. 297).
Portanto, com base na teoria contábil e na nossa legislação, apresentaremos estes 2 métodos por meio de exemplos, mostrando, de forma simples e objetiva, seus efeitos fiscais e gerenciais.
A utilização do Método de Custo na Empresa Rural assemelha-se ao tratamento dado a indústria, visto que todos os custos de formação do rebanho são acumulados ao plantel e figuram com destaque no Estoque.
Para melhor dimensionar o nosso texto, proporemos, inicialmente, algumas condições de uma atividade pecuária bovina.
Sistema de produção
Sistema de produção extensivo
O sistema extensivo é aquele em que o animal é produzido em grandes extensões de terras, com a ausência de suplementação alimentar ou cuidados zootécnicos ou veterinários constantes, e cuja alimentação é basicamente pastagem natural, ou seja, criados e engordados em pastos nativos, como por exemplo, o cerrado e o capim natural.
Sistema de produção intensivo
No sistema de intensivo, ocorre o contrário do sistema extensivo, onde há uma menos quantidade de terra. Os pastos não são nativos, há um grande investimento na produção de pastagens. Os veterinários e zootécnicos acompanham constantemente o gado, além da pastagem normal, há a suplementação alimentar, forragem, ração sal etc.
Sistema de produção intensivo a pasto
Podemos definir o sistema de produção intensivo a pasto como aquele em que o pecuarista investe no plantio e manutenção do pasto, oferecendo um capim de melhor qualidade e complementa com a mineralização (sal).
Sistema de produção intensivo em confinamento
Como o próprio nome sugere, o gado é criado confinado em pequenos espaços para promover a sua engorda, que se alimenta basicamente de ração. Contudo, deve-se esclarecer que o investimento em instalações iniciais para a atividade de confinamento são altos. E Qualquer complexo de instalações para bovinos confinados deve dispor das seguintes áreas:
a) Setor de engorda: incluir o curral, cochos para alimentação, cochos para sal, bebedouros, cercas, porteiras, corredores para transito de maquinas, sendo dividido geralmente em piquetes para facilitar o manejo;
b) Setor de manejo: engloba os currais de apartação, corredor, balança, embarcadouro;
c) Setor de armazenamento e mistura de concentrado: inclui galões que servirão de depósitos para alimentos, garagens para tratores e maquinários agrícolas;
d) Setor administrativo: escritórios da propriedade; e
e) Setor social: casas dos empregados; colonos etc.
ATIVIDADES PECUÁRIAS
Há 3 fases distintas, na atividade pecuária de corte, pelas quais o animal que se destina ao abate:
a) Cria – a atividade básica é a produção de bezerros que só serão vendidos após o desmame. Normalmente, a matriz (em época de boa fertilidade) produz um bezerro por ano;
b) Recria – a atividade básica é, a partir do bezerro adquirido, a produção e a venda do novilho (garrote) magro para a engorda;
c) Engorda – a atividade básica é, a partir do novilho magro adquirido, a produção e a venda do novilho gordo.
Existem empresas rurais que, pelo processo de combinação das várias fases, obtêm até 6 alternativas de produção (especializações):
a) Cria;
b) Cria – recria;
c) Cria – recria – engorda;
d) Recria;
e) Recria – engorda;
f) Engorda.
Tabela – Classificação quanto às categorias do gado
dentro do estoque e do imobilizado
CATEGORIA DESCRIÇÃO
Bezerro Ao recém-nascido da vaca denomina-se bezerro(a). Para fins contábeis, denomina-se bezerro(a) de zero a doze meses de idade.
Novilha Por ocasião do desmame,
...