Contabilidade Intermediária
Trabalho Escolar: Contabilidade Intermediária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: infra83 • 18/11/2013 • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 287 Visualizações
Introdução
Neste trabalho, iremos apresentar a aplicação prática de alguns princípios e assuntos relacionados à Contabilidade Intermediária além do uso correto de suas nomenclaturas. Iremos aplicar esses conhecimentos em elaboração de balancetes (e suas divisões), elaboração e desenvolvimento de folha de pagamento, a importância do uso das contas retificadoras nas empresas e cálculos trabalhistas.
Os objetivos são deixar bem claro os principais fundamentos da Contabilidade Intermediária, reforçar nosso conhecimento técnico, estudar temas importantes como, por exemplo, Previdência Social, FGTS, Pensão Alimentícia, além da CLT e da Constituição Federal. Além disso, ressaltar a importância do estudo das práticas da Contabilidade para evitar erros que podem prejudicar o andamento da empresa.
Para tanto, utilizamos diversas fontes de pesquisas, além das já mencionadas na própria ATPS, tais como livros da área e está dividido principalmente em quatro partes onde podemos destacar pontos muito importantes da aprendizagem.
1.1 Balancete de Verificação
O Balancete de Verificação tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade averiguar se os dados das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente. Para averiguar se os lançamentos foram efetuados da maneira correta, é imprescindível verificar se o método das partidas dobradas está sendo observado pela escrituração impressa.
Para todo o débito lançado em uma conta, haverá obrigatoriamente um crédito lançado em outra conta – não poderá ter devedor sem credor. Este demonstrativo será usado para fins gerenciais, com informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados e seu grau de detalhamento deverá ser adequado à finalidade do mesmo. No caso do demonstrativo ser destinado a usuários externos, o documento deverá ser assinado por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.
A periodicidade do Balancete de Verificação poderá ser diária, semanal, quinzenal, mensal..., e os responsáveis pela contabilidade da empresa devem verificar se todos os lançamentos realizados em dado espaço de período estão corretos.
O primeiro passo a ser dado na construção do Balancete de Verificação é dispor de todos os razonetes com todas as operações contabilizadas. O objetivo deste processo é demonstrar para que o balancete de verificação seja feito, temos que partir deste ponto.
O segundo passo é acharmos o saldo de cada conta, e identificar se ela é credora ou devedora – o saldo será devedor ou credor, se o resultado encontrado estiver no lado do débito ou crédito. Esta é a principal finalidade do Balancete de Verificação, ou seja, confirmar se a soma dos saldos devedores é exatamente igual à soma dos saldos credores.
1.2 Balancete de Verificação da Cia Beta
Abaixo, o Balancete de Verificação da Cia Beta, elaborado de acordo com os conhecimentos adquiridos até aqui:
Quadro I – Balancete de Verificação da Cia Beta
CIA. BETA
SALDO (em reais)
Contas
Devedor
Credor
ATIVO
Circulante
Disponível
30.000
Duplicatas a Receber (Curto Prazo)
180.000
( - ) Duplicatas Descontadas (Curto Prazo)
57.000
ATIVO NÃO CIRCULANTE
Veículos
45.000
Móveis e Utensílios
285.000
Equipamentos
270.000
Provisão de Crédito para Liquidação Duvidosa
33.000
PASSIVO
Circulante
Fornecedores
90.000
Dividendos a pagar
6.000
Duplicatas a pagar
54.000
PASSIVO NÃO CIRCULANTE
Empréstimo
45.000
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital Social
294.000
Reserva de Lucros
60.000
DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
Receitas de Serviços
447.000
Despesas com Venda
27.000
Despesas de Depreciação
37.500
Despesas com Salários
189.000
Despesas com Impostos
52.500
TOTAIS
1.116.000
1.116.000
Fonte: Os autores
1.3 Apuração do Lucro
Abaixo, o lucro apresentado pela Companhia Beta, antes do Imposto de Renda e da contribuição
...