Contabilidae Geral
Ensaios: Contabilidae Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: railson • 22/3/2014 • 3.028 Palavras (13 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA CIÊNCIAS SOCIAIS
TITULO DA ATIVIDADE: CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSORA DE C.S. (EAD): PROFa: MA. MARICIANE MORES NUNES
TUTOR DE (EAD): LEANDRO SILVA GOMES
Barra do Corda - MA
Novembro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA CIÊNCIAS SOCIAIS
CIÊNCIAS SOCIAIS
Trabalho apresentado na disciplina de Ciências Sociais do segundo período da Faculdade UNIDERP Anhanguera – Barra do Corda - MA, para obtenção parcial da nota sob orientação da professora a distância Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes e do tutor Leandro Silva Gomes.
Barra da Corda– MA
Novembro 2013
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO____________________________________________________01
2 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS CIENCIAS SOCIAIS__________________02
3 - CULTURA________________________________________________________03
4 - INDIVÍDUOS E SOCIEDADE________________________________________04
5 - TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE ABORDAGEM SISTEMICA DO FILME “CLASSE OPERARIA VAI AOPARAISO”__________________________06
6 - DESIGUALDADES SOCIAIS_________________________________________08
7 - EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ________________________________09
8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________________10
9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS___________________________________11
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um conjunto de registros argumentativos, críticos e reflexivos sobre a temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade. Ao entender que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade
Sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, compreende-se que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações e estruturas sociais.
Ainda nesse trabalho refletimos sobre imagens e filmes que retratam o homem e suas realidades sociais; sempre o apresentando com um ser influenciador, porém influenciável, agente ativo na transformação da sua realidade.
2 - INTRODUÇÕES AO ESTUDO DAS CIENCIAS SOCIAIS
As Ciências Naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural- físico biológico- utilizando o método cientifico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais.
As ciências sócias têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se, portanto no mundo social; assim sua principal preocupação é o comportamento humano, embora compartilhem o mesmo tema básico, cada ciência social aborda um aspecto diferente do comportamento humano.
A sociologia em sua definição mais básica pode ser entendida como o estudo cientifica do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas. A sociologia neste sentido é um campo de atividades mais acadêmico cientifico e teórico do que o trabalho social- que é mais pratico; os sociólogos de modo geral examinam as forças sociais observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados. Para explicar os padrões sociais são utilizados conceitos como os de estrutura social e cultura, entre outros. Wright Mills chamou de imaginação sociológica; e essa imaginação sociológica pode ser caracterizada como um tipo incomum de pensamento criativo, que estabelecer relações entre individuo e a sociedade mais ampla.
Podemos dizer que a sociologia é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Aborda principalmente a influencia das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm suas estabilidades e sofrem mudanças. Uma das características mais importantes da sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada, ou estratificação social.
O surgimento da sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com a desagregação da sociedade feudal e a consequente consolidação da sociedade capitalista. A sua criação não é obra de um só homem, representa o resultado de um processo histórico, intelectual e cientifico que teve como apogeu o século XVIII; entre os principais pioneiros da sociologia estão: Auguste Comte (1798-1857) filósofo e matemático francês, fundador do positivismo; Herbert Spencer (1820-1903) A sociologia surgiu como uma disciplina autônoma através das obras deste inglês e o mesmo empreendeu a criação de uma ciência global da sociedade; Fredinand Tonnies (1855-1936) teve uma contribuição marcante, ele concebia a sociedade e as relações sociais como frutos da vontade humana, alem de dividir a sociologia em: Sociologia pura ou teórica, Sociologia aplicada e sociologia empírica ou sociografia; Emile Durkheim (1858-1917) sociólogo francês fundador e chefe da chamada Escola Objetiva Francesa; Max Werber sociólogo alemão, um dos mais importantes pensadores do nosso século, suas principais obras são Ética protestante e o espírito capitalista(1905) e Economia e sociedade; Karl Marx a obra de Marx, embora não diretamente relacionada com os estudos acadêmicos de ciências sociais, teve enorme importância para sociologia; Gilberto Freyre(1900-1987) um dos mais importante, sociólogos brasileiros, publicou em 1933 o livro “casa- grande & Senzala,” considerados o marco da moderna sociologia brasileira.
3 - CULTURA
Um primeiro problema
...