Cotas Raciais E Sociais
Exames: Cotas Raciais E Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fefeliima • 21/2/2014 • 459 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
O Brasil é um país em que há uma maior diversidade de raças mas mesmo assim é alvo de várias descriminações, tanto sócias quanto raciais.
Mas não são apenas as diferenças raciais que marcam o país. Existem também as sociais, que segundo dados da ONU, faz com que o Brasil fique em terceiro lugar com um dos piores índices de desigualdades sócias. Segundo os estudo feitos pela Organização das Nações Unidas, as principais causas seriam a falta de acesso à educação, baixos salários, saúde, transporte público e saneamento básico precários.
Mas apesar disso, pode-se dizer que seria pelo fato dos ricos, em sua minoria, possuírem não só mais dinheiro, mas mais benefícios que as classes mais baixas, a maioria.
Observa-se também que, os negros em sua maioria possuem uma renda mais baixa que os brancos, comprovando que o país não só é desigual por conta de suas classes mas também por conta de suas raças.
Por esses motivos, o governo decidiu criar cotas que serviriam para beneficiar a parte prejudicada da população. Essas cotas dariam acesso e oportunidade para aqueles que não teriam condições de consegui-la normalmente, as chamadas cotas sociais e raciais.
As cotas sociais beneficiam principalmente os estudantes. Como percebe-se pelo nome trata-se da classe social ou financeira, independentemente de sua cor ou etnia. Tem o propósito de oferecer vagas em cargos e em sua maioria em universidades, para jovens que estudaram em escolas públicas.
As raciais, referente somente à cor da pele, oferece vagas para jovens negros e/ou indígenas.
O aparente propósito da criação das cotas seria a mobilidade e inclusão social ou seja, tentar abrir mais oportunidades e caminhos para que os indivíduos possam ser inseridos na sociedade – trabalhando e atuando como um verdadeiro cidadão – e possam também mudar sua condição financeira e social, adquirindo uma melhor qualidade de vida em sociedade.
Apesar de todos esses projetos sociais, ainda está evidente o racismo no Brasil. Quando se fala em racismo, o primeiro pensamento que aparece na cabeça das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas.
E onde encontramos vestígios do racismo? Um exemplo, na criação das cotas. Demonstra que ainda é aceita a diferenciação entre negros e morenos, e que os últimos acabam ocupando uma situação melhor que a do primeiro. Acredito que a criação das cotas apenas beneficiam, realmente, aqueles que não tiveram oportunidade de adquirir uma boa educação. Mas se a pessoa tem uma cor de pele diferente, em que isso afeta o seu aprendizado?
Uma forma de abolir as cotas é a melhoria do ensino público no Brasil. Assim todos teriam os mesmo direitos e seriam diferenciados pelo seu potencial, não pela sua condição financeira ou sua cor.
BIBLIOGRAFIA:
http://www.brasilescola.com/historia/democracia-racial.htm
http://www.infoescola.com/sociologia/mobilidade-social/
http://racismo-no-brasil.info/
...