Cultura E Mudança Organizacional
Casos: Cultura E Mudança Organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariacarmosina • 9/1/2014 • 249 Palavras (1 Páginas) • 1.267 Visualizações
3. Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático – como instrumento de dominação (uma leitura com foco nas relações de poder) e como modelo de organização (leitura de orientação funcionalista).
Segundo Max Weber as relações de poder dentro de um sistema burocrático são que os funcionários de uma organização devem cumprir regras hierárquicas e códigos disciplinares que fundamentam as relações de autoridade, ou seja, existem diferenças em relação ao nível de hierarquia dentro da empresa como também há diferenças sociais e econômicas entre as pessoas de forma a explicar como as empresas se organizam.
A divisão e distribuição de funções, a seleção de pessoal especializado, os regulamentos e a disciplina hierárquica são fatores que fazem da burocracia moderna o modo mais eficiente de administração, tanto na esfera privada (numa empresa capitalista) quanto na administração pública. Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. O sociólogo alemão sustenta que existem somente três tipos de dominação legítima: a tradicional, a carismática e a legal.
Na organização burocrática Max Weber aumentou a eficácia da hierarquia, reduzindo os abusos de autoridade e trazendo uma maneira mais eficiente de gerenciamento das tarefas complexas que foram se apresentando na medida em que as instituições cresciam. O modelo burocrático tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização, com a maior eficiência possível.
...