Cultura, Indivíduo e Sociedade
Artigo: Cultura, Indivíduo e Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clesiamendes • 26/11/2013 • Artigo • 215 Palavras (1 Páginas) • 370 Visualizações
TRABALHO DE CIENCICultura, Indivíduo e Sociedade:.
Nas décadas de 60/70 a cultura era vista como separada da mente, o mental era concebido como um processador interno de alguma coisa que poderia ser pensamento abstrato. Nessa época, também se passou a estudar o efeito da escolaridade e tipos de escrita em uma determinada sociedade. Foi então um período de transição em que cultura e cognição já não são vistas como meras variantes externas.
Posteriormente passou-se para a segunda concepção que afirma que a mente está inserida nas práticas e atividades de um grupo cultural, foi então importante estudar, prestar atenção às práticas locais para estudar cognição. A escola histórico-cultural já valorizava a cultura como práticas coletivas e normativas.
Portanto, essa concepção acredita que o que ocorre no plano interpessoal passa para o plano intrapessoal, Isto é, a criança internaliza o que aprende nas relações interpessoais. Os humanos se compõem de relações, onde são sujeitos ativos e colaboradores de um processo cultural em formação através do tempo. A Psicologia Cultural, teve inicio no século XVII com Vico, sendo pouco trabalhada na América Latina.
A teoria histórico-cultural leva em consideração a emoção e o contexto onde as atividades ocorrem sendo a mente um produto resultante da inter-relação entre as pessoas, revelando-se pelas atividades humanas na cultura.AS SOCIAIS ATPS
...