Cultura objetiva e cultura subjetiva
Por: 130913 • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 937 Palavras (4 Páginas) • 7.424 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E POLÍTICA AGRÍCOLA
INTRODUÇÃO A SOCIOLOFIA - 2017.1
PROF. ERIOSVALDO LIMA BARBOSA
ALUNO. LEONARDO LOPES FURTADO
GONZAGA, luis. Antropologia cultural- iniciação, teoria e temas.5ª edição. Petrópolis: Vozes,1991.
PRINCIPAIS ACEPÇÕES DO TERMO CULTURA
- Cultura objetiva e cultura subjetiva
A cultura objetiva: estamos nos referindo a todo o conjunto definido por Tylor como cultura, quando exteriorizado. Isto é, hábitos, aptidões, ideias, comportamentos, artefatos. E a cultura que cria as situações particulares.
A cultura subjetiva: quando nos referimos ao conjunto de valores, conhecimentos, crença, aptidões, qualidades, numa palavra, de experiências presentes em cada indivíduo. E a cultura que fornece padrões individuais de comportamentos. (p.44)
- Cultura material e cultura não-material
Cultura material: á soma de artefatos que resultam da utilização de uma tecnologia, isto é, habilidade de manipular e de construir.
Cultura não material: aspecto mais específico da cultura “ações, hábitos, aptidões, significados, crenças, conhecimentos...”. (p.44-45)
- Cultura real e cultura ideal
Cultura real: é aquilo que concretamente fazem as pessoas na sua vida cotidiana e social.
Cultura ideal: é mais o conjunto de comportamentos que as pessoas dizem e acreditam que deveriam ter. Talvez esse binômio encontre sua razão de ser na relação inevitável entre cultura subjetiva e cultura objetiva que sempre ocorre nas situações concretas da vida social, onde o comportamento do outro é norma para o indivíduo. (p.45-46)
- Advertência: o uso popular do termo cultura.
As acepções consideradas são de uso corrente no estudo antropológico. O público fala com frequência nos seguintes termos: “fulano tem uma cultura fabulosa”, ‘sicrano é mais culto que beltrano. O sentido de cultura, nesse caso, é simplesmente o de que uma pessoa culta é aquela que é bem estruída e educada com boas maneiras. É nesse sentido que podemos dizer que alguém tem uma cultura superior a outra. O que podemos dizer é que determinada cultura dispõe de uma tecnologia avançada ou ou determina da instituição sofisticada é desenvolvida. (p.46)
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA CULTURA
- A cultura é simbólica
Fenômeno físico que tem um significado conferido por aquele que o utiliza “pois dele discordamos e nos parece infeliz sua formulação”. (p.47)
- A cultura é social
Constatação anterior de que a cultura é simbólica. O símbolo sempre supõe dois pólos: um emissor e um receptor. Consequentemente, é forçoso admitir-se o caráter social da cultura. Como poderíamos pensar em hábitos, costumes, padronização de comportamento apenas a nível individual? São processos sociais. (p.49)
- A cultura é dinâmica e estável
Existem muitos paradoxos no estudo da cultura. Afirmamos que ela é dinâmica e, no entanto, não é errado dizer-se que ela é também, de certo modo, estável. Estável enquanto lhe destacamos a tradição e a institucionalização de padrões de comportamento. A mudança cultural ocorre em razão das novas necessidades das novas situações. A propósito, todos os acontecimentos, embora semelhantes, são com efeito inéditos e únicos. (p.52-53)
- A cultura é seletiva
Isto quer dizer que a cultura é um contínuo, um processo que implica sempre reformulações. A própria cultura subjetiva, isto é, a cultura a nível individual, implica necessariamente numa reformulação da cultura objetiva. (p.53)
- A cultura é universal e regional
O homem é um animal construtor de cultura. Este fato não deixa de ser um reconhecimento da universalidade da cultura. Um animal pode sobreviver e bem viver sem conhecer outros companheiros. Com o homem, contudo, é diferente. A cultura penetra todo o ser humano. Até a maneira de andar do homem é resultado da endoculturação. (p.54)
...