TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Conjuntos

Casos: Custos Conjuntos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Custos Conjuntos

Hansen e Mowen (2001, p. 229) citam que

A contabilidade para custos conjuntos totais de produção (materiais diretos, mão-de-obra direta e CIF) não é diferente da contabilidade para custos de produtos no geral. É a alocação dos custos conjuntos para os produtos individuais a fonte da dificuldade.

Backer e Jacobsen (1984, p. 305-306) apresentam que:

A diferenciação entre um co-produto e um sub-produto tende a basear-se na importância relativa das vendas dos produtos. Usando esse critério, se as rendas das vendas de cada um dos dois produtos forem de montante mais ou menos iguais ou, pelo menos, forem significativas em relação a renda total, esses produtos serão tratados como produtos conjuntos. Se, ao contrário, as rendas de um produto forem de pouca importância em relação as rendas dos outros produtos, o produto será classificado como subproduto. Com base nesse critério das vendas relativas, é bem possível que um subproduto em um ponto no tempo se torne co-produto em outro ponto vice-versa.

Horgren (1986, p. 779) acrescenta ainda que:

A distinção entre produtos conjuntos, subprodutos e sucata é bastante influenciadas pelos valores relativos de vendas dos produtos em questão. Entretanto, essas distinções não são definidas; a variedade de terminologia contábil é assustadora.

:

Os principais autores relacionados à área de custeio consideram este critério do valor das rendas de vendas como sendo o mais usual, no entanto é importante salientar que a verdadeira classificação é definida pelo mercado e também pelos objetivos e políticas da empresa.

Existem quatro métodos para a apropriação dos custos conjuntos. São eles:

- Método do valor de mercado

- Método das quantidades físicas

- Método da igualdade do lucro bruto

- Método do custo médio ponderado

Método de Valor de Mercado

O método de valor de mercado como o próprio nome sugere, faz a relação entre o preço de venda (mercado) e o custo incorrido no processo produtivo, considerando que os preços diferem em função da maior ou menor dificuldade de elaboração, alocando então maior custo aos produtos que tiverem maior preço de venda.

Partindo da idéia apresentada na figura anterior, foi montado este exemplo utilizando a atividade de um frigorífico para exemplificar todos os métodos que serão apresentados.

Exemplo de Alocação de Custos Conjuntos pelo Método do Valor de Mercado

Martins (2001, p. 180) ainda complementa que apesar dos custos adicionais serem identificáveis cada um dos co-produtos e não serem custos conjuntos, eles influenciam os cálculos dos custos conjuntos quando utilizamos o método do valor de mercado. Tal influência se caracteriza em função de muitas vezes não termos o valor de mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com