DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
Tese: DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janeribeiro • 2/4/2014 • Tese • 3.763 Palavras (16 Páginas) • 255 Visualizações
Anhanguera Educacional
FACULDADE ANHANGUERA DE Anápolis
-CURSO DE Direito-
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Anápolis
2013/1
Anhanguera Educacional
FACULDADE ANHANGUERA DE Anápolis
-CURSO DE Direito-
NUCLEO COMUM
- DESENVOLVIMENTO ECONOMICO –
5ª Serie
Turma ‘‘B’’
Noturno
Professor
Alberto Marques Faleiros
Acadêmicos
Bruno Cesar Alves Silva
1158371965
Elismar Jose da Silva
1184398684
Gilson Brener S. Souza
1158340102
Jessica Silva de Oliveira
1106288599
Leonardo Gomes Leão
1001767257
Rejane Ribeiro de Brito Faustino
1108326591
Introdução
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) foi criada em 25 de fevereiro de 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), e tem sua sede em Santiago, Chile.
A CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo.
Foi a constatação de que o subdesenvolvimento persistia nos países da América Latina que levou um grupo de pensadores, a estudar estas causas e propor possíveis soluções, eles deram origem à CEPAL. Este projeto foi idealizado pelo economista chileno Fernando Fajnzylber, e propunha medidas para transformar as estruturas produtivas e compatibilizar crescimento econômico com melhores padrões de igualdade social e política, resgatando o ideal de promover o crescimento econômico e social sustentável. Este estudo revelou que no período estudado alguns países latino-americanos tiveram alto crescimento, maior do que a média de 2,4% dos países desenvolvidos, embora com pouca inserção social.
O processo de desenvolvimento da China, país que se tornou a segunda economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, mas que, em termos de PIB per capita, continua sendo uma economia bem distante das chamadas economias desenvolvidas e de outras economias emergentes. A China é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua, existem documentos sobre a fundação de cidades-Estado independentes que foram unificadas por volta de 221 A.C. O país alternou períodos de unidade e fragmentação e recebeu influências culturais e políticas de diversas partes da Ásia, levadas por ondas sucessivas de imigrantes. A China manteve a estrutura política de partido único e não há uma oposição formal ao PCC, o que diferencia e distancia o regime político chinês daqueles praticados pela maioria das economias ocidentais. Em suma, o governo chinês enfrenta ainda inúmeros desafios de desenvolvimento econômico, incluindo: a necessidade de crescimento sustentado do nível de emprego para inserir dezenas de milhões de imigrantes, novos ingressantes na força de trabalho e empregados egressos de empresas estatais, formulação e implementação de uma política social e ambiental que seja adequada às demandas de uma economia em rápida e crescente transformação, e redução dos níveis de corrupção.
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula-tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina
Após fazermos a leitura dos textos indicados, fomos instruídos a fazer um texto resumindo os temas e propostas atuais da CEPAL para o Brasil.
A perspectiva histórica é recorrente a constatação de que, no Brasil, investe-se pouco em inovação tecnológica na indústria brasileira. Comparações feitas por sistemas internacionais confirmam com grande riqueza de detalhes, que pouco se modifica na inovação e investimento e ainda baixas taxas de crescimento e investimento prevalece ao longo de tempos. Coube ao governo priorizar o investimento na inovação devido à alta quantidade de importação de tecnologia. O engajamento na realização de pesquisas de instituições que representam os interesses do empresariado industrial, primum móbile do processo de inovação. No entanto observadas referencias usadas na literatura, há um fato que deixa muito a desejar que seja a falta de comunicação entre os pesquisadores.
Na saúde um ponto que colaborou bastante pra inovação no setor foi com a adoção da Constituição Federal de 1988. São abordados vários aspectos financeiros para o Sistema Único de saúde, e o ponto fundamental para efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do modelo de atenção. O crescimento das sequelas das diferentes formas de violência, principalmente as decorrentes de agressões e acidentes de trânsito que causa perplexidade por sua atipicidade. De qualquer forma, a questão dos recursos financeiros é uma das poucas que permite consenso entre atores sociais, públicos e privados comprometidos com o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro.
Segundo a historia, a proximidade geográfica entre países pode provocar antagonismos ou ajudar a promover aproximações econômicas negociadas, os países da Europa são exemplos mais claros nesse sentido. Na América do Sul no que se refere aproximação econômica, sempre foi um assunto visto pelos governantes com interesse, mas ao mesmo tempo com cautela, os primeiros movimentos concretos nesse sentido ocorreram na metade do
...