DIFERENÇA ENTRE "VALOR" DESIGN DE VENDAS DE INDÚSTRIA NA COMPARAÇÃO COM EMPRESAS DE NEGOCIAÇÃO DE RETALHO
Trabalho acadêmico: DIFERENÇA ENTRE "VALOR" DESIGN DE VENDAS DE INDÚSTRIA NA COMPARAÇÃO COM EMPRESAS DE NEGOCIAÇÃO DE RETALHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciano_sul • 22/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.489 Palavras (6 Páginas) • 250 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDUSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DE COMÉRCIO VAREJISTA 4
2.1 O CUSTO NA INDÚSTRIA 4
2.1.1 CUSTOS DIRETOS 4
2.1.2 CUSTOS INDIRETOS 4
2.1.3 CUSTOS FIXOS 4
2.1.4 CUSTOS VARIAVEIS 4
2.2 O CUSTO NO COMERCIO VAREJISTA 5
3 MÉTODOS DE CUSTEIO 6
3.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO 6
3.2 CUSTEIO VARIAVEL 6
4 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO 7
4.1 FORMAÇÃO DO PRECO DE VENDA 7
5 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 8
5.1 EXEMPLOS 8
6 CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS 9
6.1 PRINCIPAIS VANTAGENS DO CUSTEIO ABC 9
6.2 PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO CUSTEIO ABC 9
7 PONTO DE EQUILIBRIO 10
7.1 PONTO DE EQUILÍBIO CONTÁBIL 10
7.2 PONTO DE EQUILÍBIO ECONÔMICO 10
7.3 PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO 10
8 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 11
9 A APLICALIDADE DA CONTABILIDADE GERANCIAL DENTRO DA ORGANIZACAO EMPRESARIAL 12
10 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A indústria Pelicano Ltda. Industrializa cuecas e calcinhas. Seus dirigentes passam por um período difícil em termos de gestão empresarial. Eles desconfiam que um dos grandes problemas da empresa está relacionado com a maneira atual de se apropriar os custos industriais e determinar o preço de venda principalmente do produto “cuecas” que corresponde a maior parte do faturamento da empresa. Por este motivo contrataram a empresa Província Soluções em Gestão Empresarial Ltda. A fim de auxiliá-los na análise da formação do custo de produção e preço de venda deste produto. Para um melhor entendimento a empresa Província Soluções em Gestão Empresarial dividiu em tópicos assuntos no qual diz respeito a uma boa gestão industrial.
2 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DE COMÉRCIO VAREJISTA
Num mundo cada vez mais competitivo e imprescindível que as empresas tenham cada vez mais conhecimentos sobre custos, pois esta é sem duvida a base para uma boa gestão empresarial. Custo são todos os bens ou serviços gastos incorridos na produção de outros bens.
2.1 O CUSTO NA INDÚSTRIA
O custo na indústria corresponde a tudo que for consumido a fim de gerar um novo bem, ele esta classificado em diretos, indiretos, fixos e variáveis.
2.1.1 CUSTOS DIRETOS
São todos os custos que pode ser identificados e quantificados não necessitando de rateio ou distribuição proporcional. Exemplo à matéria prima usada na produção.
2.1.2 CUSTOS INDIRETOS
São todos os custos que necessitam de medição para definir o método de rateio. Exemplo à conta de luz de uma fabrica.
2.1.3 CUSTOS FIXOS
São todos os custos que não mudam em relação ao volume da produção. Exemplo o aluguel da fabrica.
2.1.4 CUSTOS VARIAVEIS
São todos os custos que mudam em relação ao volume da produção. Exemplo à matéria prima usada na produção.
2.2 O CUSTO NO COMERCIO VAREJISTA
Diferente das indústrias os custos nas empresas comerciais correspondem a gastos relativos à aquisição de mercadorias para revenda, levando em consideração alguns métodos na apuração dos estoques e formações dos preços de venda.
3 MÉTODOS DE CUSTEIO
Determinar qual e a melhor escolha para distribuir o custo do produto no seu preço de venda são fundamentais para o resultado da empresa, nele pode estar inserido o sucesso ou fracasso da instituição. Existem basicamente dois tipos de métodos de custeio, por absorção ou variável.
3.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Consiste na verificação de todos os custos envolvidos na produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles diretos, indiretos, fixos e variáveis. São divididos pelo estoque, pois cada produto absorve o custo que ele teve em sua fabricação, por estes motivos ele esta de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade e com as leis tributarias.
3.2 CUSTEIO VARIAVEL
São levados em conta somente os custos variáveis, sejam eles diretos e indiretos, tendo assim a apresentação imediata da margem de contribuição de cada produto. O lucro alcançado não sofre interferência com alterações do estoque, possibilitando mais clareza no planejamento deste lucro.
4 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO
A formação do preço de venda é uma das decisões mais importantes para uma empresa, pois o lucro começa com o gerenciamento dos custos e termina com a venda de seus produtos. Para Bertó e Beulke (2005, p.264) a formação do preço de venda é “elemento essencial da gestão econômica-financeira e mercadológica das empresas”.
4.1 FORMAÇÃO DO PRECO DE VENDA
A formação do preço de venda tem que obedecer alguns critérios como cobrir os custos dos produtos ou serviços e ainda proporcionar o retorno desejado pela empresa, deve ser analisado quais são as variáveis que influenciam na determinação do preço, como os impostos, as despesas e o lucro que a empresa gostaria de ter. Um erro na formação do preço de venda pode determinar perda de mercado e até a falência de uma empresa.
...