Debate Gabriel Tarde e Émile Durkheim
Por: Mayara Fernandes • 8/9/2016 • Abstract • 410 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
Disciplina: Sociologia 1 (2016.1
Docente: Miriam Rabelo
Discente: Mayara Silva Fernandes Oliveira
Departamento de Sociologia
FFCH – UFBA
Ao analisarmos a discriminação racial como fato social, devemos estar atentos as interpretações acerca deste conceito. Quando tratamos de racismo, notamos que estamos quase todo tempo expostos a um sistema marcado pela discriminação, cujo esquema estrutural destaca o negro de forma pejorativa e/ou inferiorizada. Para perceber isso, bastamos olhar atentamente ao nosso redor e, muitas vezes, para nós mesmos. É essa exposição constante que leva a sociedade a reproduzir o preconceito, manifestando-se em forma de ações e pensamentos. É nesse contexto que criamos uma consciência coletiva preconceituosa que vê no indivíduo “branco” uma pré-disposição em julgar o “negro” como ladrão, malandro, feio etc.
Essa ideia de consciência coletiva está presente na vertente de Durkheim, onde o todo se manifesta sobre as partes, onde o "conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema determinado com vida própria". A ideia de consciência coletiva dialoga com o conceito de fato social para tal autor que é pautado em três principais características: Coercitividade, que pode ser entendido como a força que exercem sobre os indivíduos obrigando-os através do constrangimento a se conformarem com as regras, normas e valores sociais que estão postas. Exterioridade, que pode ser entendida como a existência de um fenômeno social que atua sobre os indivíduos, mas independe das vontades individuais e a generalidade, que pode ser entendida como a manifestação de um fenômeno que permeia toda a sociedade.
Já para Gabriel Tarde, para se entender a totalidade é preciso entender as associações das quais são compostas a ideia geral. Ele acredita que a sociedade deriva do indivíduo, e que estes estão sob diversas influências, o que constituem centros de ação e relação, que são as mônadas. Trazendo para nosso exemplo de fato social, a discriminação está presente nas articulações individuais, uma vez que cada indivíduo é um ponto de encontro de relações. Para Tarde, este fato se sustenta por três características: Imitação, onde uma diferença tende a ser repetida (no caso, o olhar preconceituoso), contradição, que mesmo havendo pontos de semelhança entre as associações, estas se chocam o que gera uma resposta criativa da adaptação, a nossa outra característica.
A partir das avaliações de fato social sobre os vieses destes dois autores ,podemos ter uma melhor compreensão dos contrapontos e fazemos uma leitura mais clara diante dos diveros fatos sociais que nos cercam .
...