TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento

Tese: Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Tese  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

1-Introdução

O presente trabalho abordará sobre o planejamento como pré-requisito para o trabalho do Assistente Social e os principais instrumentos utilizados para compor o processo de planejamento, exigindo do planejador o movimento de reflexão-decisão-ação.

O Assistente Social é um profissional que vem realizando sua prática compromissada com os interesses públicos e dos usuários e com a qualidade dos serviços prestados, voltada à defesa dos direitos de cidadania e dos valores democráticos, na perspectiva da igualdade, da liberdade e da justiça social. Para um trabalho eficaz, diante das diferentes dimensões da problemática trabalhada, é necessário que todo processo de trabalho seja planejado, tendo em vista produzir mudanças efetivas no contexto geral, desenvolvendo formas de ação competentes, eficientes, eficazes e efetivas.

Nossa vida cotidiana é cercada de planejamento, o homem em sua essência planeja desde que toma consciência de sua importância e contribuição para o meio social. O planejamento é um processo racional que precisa de uma sequência antecipada de tempo não se manifestando em um dado momento, mas sendo realizado de forma contínua ao longo da situação, passando por vários estágios.

O planejamento é um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento de trabalho do profissional de Serviço Social, pois este tem necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que o profissional consiga realizar intervenções com qualidade.

2-Desenvolvimento

A Assistência Social, enquanto Política Pública vem nas últimas décadas mostrando de forma precisa seu papel de viabilizadora e defensora de Direitos, requerendo assim um bom planejamento dos profissionais dessa área, pois estes tem necessidades de definir um caminho para conseguir realizar intervenções com qualidade.

O planejamento pode ser entendido como um processo de trabalho, que permite transformar a realidade numa direção escolhida; organizar a própria ação; implantar um processo de intervenção na realidade; agir de forma racional; dar clareza e precisão à própria ação; explicitar os fundamentos da ação; pôr em ação um conjunto de técnicas para operacionalizar a ação; realizar um conjunto orgânico de ações, a fim de aproximar realidade do ideal (GANDIN, 1999).

Para o profissional de Serviço Social o planejamento deixa de ser um método de estudo e passa a ser um procedimento importante para a profissão, torna-se instrumento essencial para compreender a profissão que trabalha e a realidade em que atua, profissão que precisa repensar suas práticas para atender as mais diversas realidades e expressões da questão social que surgem no cotidiano profissional.

Segundo Peter Drucker,

O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. É o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento, tomar decisões atuais e organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões; e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas. (DRUCKER, 1998)

Bergamini (1994) distinguiu no planejamento os seguintes instrumentos:

a) de reflexão - que diz respeito ao conhecimento de dados, à análise e o estudo de alternativas, a adaptação, a combinação de conceitos e técnicas de diversas disciplinas relacionadas com a explicação e quantificação de fatos sociais, e outros;

b) de decisão - que se refere à escolha de alternativas, à determinação de meios, a definição de prazos, etc;

c) de ação - relacionada à execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com