Desenvolvimento Humano
Dissertações: Desenvolvimento Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tiagotui • 12/4/2013 • 355 Palavras (2 Páginas) • 1.346 Visualizações
(PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS- PSICÓLOGO/2004)
3- Os cientistas fazem estudos, fazem pesquisas, que levam às descobertas. As descobertas precisam ser apresentadas aos demais cientistas, e estes precisam ficar convencidos de que a descoberta é verdadeira. Novas pesquisas estão sempre sendo feitas. Uma nova pesquisa pode questionar o que se pensava antes, pode provocar polêmica, pode dar margem a várias teorias. Uma ciência é, portanto, bem mais interessante do que uma coleção de fatos, leis e fórmulas. Ela é mais parecida com uma novela de televisão, ou melhor ainda, com um romance de mistério. A ciência tem enigmas, tem suspense, tem divergências e controvérsias, pistas falsas, becos sem saída, idas e vindas, reviravoltas e revoluções. (Prof. Julio Cesar de Rose ? UFSCAR)
Partindo do texto apresentado e do conhecimento adquirido nas aulas e leituras de textos complementares, explique de que forma a Psicologia se tornou uma ciência. Antes a psicologia era considerada como um ramo da filosofia. Os conhecimentos construídos pela pesquisa psicológica possuem todas as características do conhecimento científico. Os conhecimentos da psicologia baseiam-se em FATOS:
1° FATO – O comportamento dos seres vivos. O comportamento é um fenômeno objetivo e pode ser definido como sendo toda forma de “[...] resposta ou atividade observável realizada por um ser vivo.” (Weinten)
2º FATO – Os processos mentais dos seres vivos. São todas as nossas experiências mentais subjetivas que inferimos através do comportamento. Exemplos: sensações, percepções, sonhos, memórias, pensamentos, sentimentos, inteligência etc.
4- Você observou na aula que existem a Psicologia científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que seu contato até o momento tenha sido apenas com a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você e as pessoas com quem convive usem esta Psicologia. A psicologia do senso comum é muito utilizada por grande parte da sociedade, e, um tema muito abordado é de que “os opostos se atraem” que conclui que pessoas de temperamentos antagônicos tendem a se relacionarem melhor do que pessoas com gênios similares. Ainda observam-se conclusões como a de que pessoas muito altas são mais lentas do que pessoas mais baixas, análise superficial e generalizada, típica do senso comum.
ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA
...