Desenvolvimento Sustentavel - Ods !2
Por: Anderson Souza • 29/5/2022 • Trabalho acadêmico • 3.980 Palavras (16 Páginas) • 169 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO BAIANO – UFRB
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS – CCAAB.
ANDERSON SOUZA DO CARMO
RUTH MORAES DE JESUS
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL
Professora: Ana Georgina Rocha
Disciplina: GCCA350 – Política e Desenvolvimento Territorial
Cruz das Almas
2022
SUMÁRIO[pic 1]
INTRODUÇÃO 3
1. OBJETIVO 4
2. METODOLOGIA 4
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
4. RELATO DE EXPERIÊNCIA 6
5. ROTEIRO DO PODCAST 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
A preservação dos recursos naturais tem se tornado uma grande preocupação mundial, tendo em vista que são recursos que podem se extinguir se nada for feito para que preservá-los. Diante do crescimento acelerado da população urbana mundial, cada vez mais, torna-se relevante elaborar e implementar medidas que visem a sustentabilidade, por meio de sistemas de produção, de políticas públicas, programas e projetos que visem satisfazer as necessidades humanas sem colocar em risco o meio ambiente.
Uma forma eficiente e que vem dando certo para enfrentar esses desafios é o desenvolvimento de cooperativas, que estão fundamentadas no conceito de Ecologia Industrial, de maneira a modificar os paradigmas de produção e as formas de consumo vigentes, para hábitos que visem o desenvolvimento sustentável, a superação da escassez de recursos naturais e dos impactos negativos sobre o equilíbrio dos ecossistemas (DANTAS et al., 2019).
Assim, por meio de iniciativas como essa, tem-se o conceito de produção sustentável, que deve assegurar que os bens e serviços produzidos e/ou criados usem apenas processos e sistemas que possam garantir qualidade de vida para a população e não comprometer a sobrevivência das gerações futuras (DAL SOGLIO, 2009).
Desse modo, foram elaborados e desenvolvidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, as ODSs, que foram criadas com o objetivo de abordar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Para o estudo em questão, foi escolhida a ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, que tem como meta: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” (BRASIL, 2022).
O tema em questão foi escolhido por se entender que esse é o caminho mais seguro e justo de se combater os problemas de ordem ambiental, por meio da conservação e do uso consciente e responsável dos recursos hídricos, a biodiversidade, as florestas e todos os demais recursos naturais.
Foi indicado a Cooperativa Cooperbio para verificar, na prática, como essas questões estão sendo vistas e tratadas por ela, tendo em vista que esta cooperativa tem uma grande preocupação com os padrões de produção e consumo, por meio do desenvolvimento de atividades econômicas relacionadas à cadeia produtiva agrícola e pecuária, produzindo de acordo com o manejo orgânico e biodinâmico, visando os princípios agroecológicos (COOPERBIO, 2022).
A escolha dessa entidade para a realização deste estudo se deu em virtude de se entender que ela já faz parte de um projeto que visa o uso de práticas sustentáveis de produção, de modo a preservar os recursos naturais e melhorar o nível de vida de seus cooperados e da comunidade. Sua missão, inclusive, está relacionada a isso: “Fortalecer e desenvolver a agricultura familiar de base agroecológica na Chapada Diamantina com ética, responsabilidade social e ambiental” (COOPERBIO, 2022). Também foi escolhida porque os estudantes em questão fazem parte de um projeto de extensão universitária junto a essa entidade, que tem como objetivo contribuir para o seu fortalecimento cooperativo e oportunizar melhorias em todos os seus processos.
OBJETIVO
Apresentar a importância dos ODS e discutir de forma clara sobre a importância da agricultura sustentável orgânica e responsabilidade ambiental trabalhada na Cooperativa Cooperbio.
Metodologia
De modo a se evidenciar, na prática, a relação existente entre o ODS 12 e as iniciativas já utilizadas pela Cooperativa Cooperbio para promover a produção sustentável, com vistas à preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida de seus cooperados e da comunidade local, foi elaborado um podcast com o objetivo de abordar o ODS 12 e verificar, junto à Cooperbio, o que ela vem fazendo para promover a sustentabilidade em seus negócios, por meio de uma entrevista com um dos cooperados.
Antes da entrevista, efetivamente, foi realizado um apanhado geral a respeito da definição e função dos ODSs, bem como as razões pelas quais elas foram criadas e seus objetivos. Após, foi dado ênfase no ODS 12, tema deste trabalho, evidenciando maiores detalhes sobre ela e como está sendo implementada pela Cooperativa Cooperbio, os pontos convergentes com o ODS 12.
Depois dessas breves explicações sobre os ODSs e o ODS 12, foi realizada uma entrevista estruturada e com perguntas abertas com um dos cooperados da Cooperbio, Sr. Stênio Erson, o qual foi questionado a respeito das seguintes indagações:
- O que é sustentabilidade para a Cooperbio?
- A cooperativa tem alguma prática de engajamento da equipe no conceito de sustentabilidade?
- Quais atitudes são adotadas para evitar a degradação dos recursos naturais após o seu consumo e o que a cooperativa faz em relação aos resíduos sólidos e a diminuição de emissão de poluentes?
- Na sua opinião, um mundo realmente sustentável é possível?
Depois de realizada a entrevista, o podcast foi encerrado por meio de comentários finais sobre o tema e também o fornecimento dos endereços eletrônicos da Cooperbio e dos ODSs para quem desejar maiores informações a respeito.
Fundamentação teórica
Em um contexto de tantas transformações e evoluções que o mundo todo vem passando ao longo dos anos, cada vez se torna mais importante uma reflexão acerca das atitudes e comportamentos de cada indivíduo em relação ao meio ambiente. Por mais que eventos naturais estejam ocorrendo e que sejam afirmados como “naturais”, a influência do homem têm agravado esses acontecimentos, por meio de sua atuação indiscriminada e insustentável sobre o meio.
...