Desenvolvimento infantil e jogo
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento infantil e jogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaisvalentin • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 390 Visualizações
Introdução
Brincar é a melhor maneira de assegurar o máximo potencial de desenvolvimento de cada indivíduo. Brincar estimula a criatividade e o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico da criança e do adolescente como um todo, independentemente do seu grau de capacidade, por isso, o brincar é tão importante para o desenvolvimento infantil.
A brinquedoteca surge como uma alternativa de proporcionar as crianças o lúdico infantil.
Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, os direitos de brincar, os aspectos da brinquedoteca e através de uma entrevista com uma criança mostrar o que ela pensa e sabe sobre brinquedoteca.
Desenvolvimento infantil e o brincar
O brincar está presente em todas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vida individual e coletiva. Crianças de todas as idades e culturas envolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividade se prolonga e permanece na vida adulta possibilitando a participação de jogos e outras relações sociais, como também o desenvolvimento cognitivo da criança.
Por meio da brincadeira a criança aprende comportamentos, constrói conhecimento, expressa emoções e sentimentos e significa para si a cultura em que está inserida.
No brincar inserem-se importantes funções, capazes de auxiliar a criança no desenvolvimento, na aprendizagem e na interação com o meio, sendo considerada uma característica do comportamento infantil, visto que a criança dedica a maior parte de seu tempo ao brincar.
À medida que brinca, a criança vai se apropriando de suas potencialidades, construindo interiormente o seu mundo. Aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporcionando seu desenvolvimento. Por isso o brincar é considerado um dos meios mais propícios à construção do conhecimento. Ele não contribui apenas no desenvolvimento cognitivo e psíquico, como também no nível motor, afetivo e social.
O desenvolvimento da criança acontece principalmente através do lúdico, pois através do lúdico ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. A criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testar habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres.
O brincar é muito importante para a criança e por isso é de direito da criança brincar. O direito da criança à liberdade de brincar e desenvolver-se no seio de sua família e de sua comunidade é assegurado pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças, adotado pelas Nações Unidas. Semelhante à Declaração, no Brasil há uma lei específica, o Estatuto da Criança e do Adolescente, que compreende a criança como sujeito de direitos. Em seu artigo 15, o Estatuto assegura o direito da criança e do adolescente à liberdade, ao respeito e à dignidade, sendo liberdade de brincar.
Também há a IPA Brasil - Associação Brasileira pelo Direto de Brincar é uma OSCIP (organização da sociedade civil, de caráter público) que tem a missão de Proteger, preservar e promover o direito de crianças e jovens de ter acesso às atividades lúdicas e culturais, através de ações concretas de mobilização da comunidade, em consonância com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU.
A partir da importância do brincar para o desenvolvimento infantil surge a Brinquedoteca como uma alternativa ao lúdico infantil.
A brinquedoteca é o espaço da criança, no qual reúne brinquedos, jogos, livros e gibis. Este ambiente permite desenvolver a autonomia e a criatividade das crianças e pré-adolescentes. Tem por função:
• Socializar: estimular atividades individuais e coletivas (entre as crianças e entre estas e os adultos);
• Desenvolver a inteligência e a criatividade;
• Estimular a concentração e a atenção;
• Valorizar o brinquedo como meio de desenvolvimento intelectual e social;
• Permitir maior autonomia da criança;
• Incentivar o desenvolvimento da responsabilidade;
• Enriquecer as relações familiares – pais e filhos;
Para o funcionamento de uma brinquedoteca há as (os) brinquedistas (os), que são os monitores que tem por função mediar à relação da criança com o brinquedo. O papel do brinquedista também inclui deixar as crianças brincarem espontaneamente na brinquedoteca, sem imposição de brinquedos ou brincadeiras, atuando na mediação de conflitos por brinquedos; oferecer opções de brinquedos, mas deixando as crianças livres para escolherem; auxiliar no manuseio dos brinquedos. Em muitas situações as crianças convidam as brinquedistas para participarem das brincadeiras; nesse caso, o papel do brinquedista também inclui participar com as crianças da brincadeira como uma delas.
Há diversos tipos de brinquedoteca:
• Em escolas e creches: tem finalidade pedagógica;
• Em comunidades ou bairros: estimulam as relações de vizinhança;
• As terapêuticas: auxiliam no tratamento
...