Determinando os motivos pelos quais o Brasil é considerado um país em desenvolvimento
Artigo: Determinando os motivos pelos quais o Brasil é considerado um país em desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauricio18 • 5/4/2014 • Artigo • 713 Palavras (3 Páginas) • 532 Visualizações
O objetivo desse trabalho é identificar os motivos pelos quais o Brasil é considerado um país em desenvolvimento. O Brasil ao longo dos últimos anos vem passando por diversas transformações culturais, econômicas, na educação, política, enfim, em todas as diversas áreas. Desde o inicio da descoberta do nosso Brasil em 1500, passando por diversos estilos de governantes, sendo os mais recentes são ditadura e a forma presidencialista. Nosso país sofreu alguns retardos nos avanços de sua economia graças a escravidão e a ditadura entre outros fatores que motivaram isso, sendo que começou a realmente crescer depois que foram implantado o sistema democrático no Brasil. Houve diversas formas de tentar reestruturar nossa economia, implantação dos plano cruzado I e I, Real, abertura dos mercados para investidores externos, entre outros. Com esse crescimento o Brasil se tornou um pais emergente juntamente com outros países que tiveram um progresso rápido e que sem continuarem nesse ritmo de crescimento podem se tornar umas das super potências do mundo.Segundo Furtado, 2009: O conceito de país desenvolvido é utilizado para descrever os países que têm alto nível de desenvolvimento econômico e social, tomando como base alguns critérios. Quais critérios devem ser utilizados e quais países podem ser classificados como desenvolvidos são questões controversas e há um debate feroz sobre isso. Critérios econômicos têm vindo a dominar as discussões. Um dos critérios utilizados é a renda per capita e o valor do produto interno bruto per capita de cada país. Outro critério econômico é a industrialização.
Economia estabilizada recentemente; Situação política estável Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação; Níveis de produção e exportação em crescimento; Boas reservas de recursos minerais; Investimentos em setores de infra-estrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc); PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento; Índices sociais em processo de melhorias; Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais; Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares e Internet (inclusão digital); Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros; Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.
O Brasil desempenharia o papel de país exportador agropecuário, sendo que a sua produção de soja e de carne bovina seria suficiente para alimentar mais de 40% da população mundial. A cana-de-açúcar também desempenharia papel fundamental na produção de combustíveis renováveis e ambientalmente sustentáveis - como o álcool e o biodiesel. Além disso, seria o fornecedor preferencial de matérias primas essenciais aos países em desenvolvimento - como petróleo, aço e alumínio -, sobretudo na América Latina e particularmente na área do Mercosul (Argentina, Venezuela, Paraguai, Uruguai), fortemente influenciada pelo Brasil. No entanto, talvez o mais importante trunfo do Brasil esteja em suas reservas naturais de água, em sua fauna e em sua flora, ímpares em todo o mundo, que tendem a ocupar o lugar do petróleo na lista de desejos dos líderes políticos de todos os países. O Brasil ficaria em 4º lugar no ranking das maiores economias do mundo em 2050.
O Brasil é a oitava maior economia do mundo por PIB nominal e a nona por
...