Direito
Trabalho Escolar: Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: junior0007 • 27/3/2015 • 720 Palavras (3 Páginas) • 109 Visualizações
Introdução
Todos os dia, quando circulamos pela cidade para dar uma simples volta, encontramos flagrantes de desperdício de água, pessoas jogando lixo nas ruas, carros e mais carros presos em engarrafamentos colossais...
Situações do nosso dia a dia, corriqueiras e extremamente danosas ao meio ambiente e até mesmo a sociedade como um todo.
O lixo que foi jogado no chão pode entupir um bueiro e causar um alagamento, o excesso de carros e motos nas ruas contribuem com o aumento de gases tóxicos dispersados na atmosfera, aumentando o efeito estufa, além do fato de que o petróleo por si só é uma matéria prima esgotável.
Como podemos contribuir para termos um ambiente melhor ? Mais respirável ? Mais limpo ? É uma obrigação nossa ou do governo tornar possível essa melhora ?
Na verdade, todos somos responsáveis por trazer mais qualidade ao nosso dia-a-dia. E mudando simples atitudes em nossas vidas poderemos e muito reduzir o impacto causado por nossos velhos hábitos e com isso, melhorar e muito nossa qualidade de vida e consequentemente, reduzir o desperdício de nossas riquezas não renováveis.
Desenvolvimento
Hoje, vivemos a era da informação. Estamos no início do século XXI. Temos a internet a nosso favor. Televisores e várias outras meios de informação, e é impossível que uma só pessoa mundo a fora não tenha ouvido falar, ou lido sobre desenvolvimento sustentável.
O que podemos fazer hoje para evitar desperdícios e garantir uma qualidade de vida melhor para nossos filhos amanhã ?
Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, ser sustentável não é nada além de ser consciente e evitar desperdícios. Tarefas simples como apagar as luzes de cômodos aonde não há nenhuma pessoa ou a utilização da água das nossas máquinas de lavar para a limpeza de quintais ou calçadas já é uma forma de desenvolvimento sustentável. Simples e fácil!
No início, acaba sendo comum nos enganarmos, achando que apenas uma pessoa mudando seus atos, resultará em algo grande, porém quando passamos a pensar em uma escala regional, ou até mesmo global começamos a vislumbrar a grandiosidade dessas pequenas mudanças.
Outras pequenas mudanças que podemos adicionar ao nosso modo de vida pode ser deixarmos o carro de lado e utilizarmos bicicleta e assim evitarmos o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases estufa. Já no caso de morar longe do trabalho, poderá a pessoa optar pelo transporte coletivo, contribuindo assim para a diminuição do tráfego em nossas ruas.
Podemos fazer uma coleta seletiva em casa. O lixo que produzimos em nossas casas pode ser selecionado e separado em metais, papeis, plásticos, vidros e sobras de alimentos (orgânico), facilitando assim o seu descarte ou a sua reciclagem. Uma alternativa interessante para as pessoas que possuem hortas em suas casas, é a utilização de cascas de legumes, frutas e outros vegetais para a fabricação de composto (adubo).
Como dito no início do texto, apesar do nome difícil, ser sustentável é simples e como visto todos nós saímos ganhando com isso, principalmente nosso planeta e seus recursos limitados. Água, ar, madeira, petróleo, energia elétrica, todos esses recursos, apesar de parecerem infinitos, na realidade não são; e é nossa responsabilidade
...