Direito
Casos: Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: j5844 • 13/9/2013 • 334 Palavras (2 Páginas) • 659 Visualizações
O ADVOGADO COMETE FALTA DE ÉTICA AO DAR TRATAMENTO DIFERENCIADO ENTRE OS CLIENTES DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIAIS? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
Sim. Quando o advogado é nomeado pelo juiz ou indicado pela OAB para patrocinar a defesa do réu pobre, é exigido inteiramente á normativa ética. Quando se tratar de defesa criminal constituído ou nomeado, o advogado tem o dever de exercê-la sem considerar sua própria opinião sobre a culpa do acusado. Esse dever é decorrência do direito de defesa a todos assegurado pela constituição, mesmo no caso de crime mais hediondo, como criatura humana deve ser defendido por um advogado. É um direito fundamental, independentemente do seu nível social, como ética, o advogado deve tratar igualmente defendendo com o mesmo de modo humildes e poderosos, exercer a advocacia com o indispensável senso profissional, com desprendimento, jamais permitindo que o anseio de ganho material sobreleve á finalidade social do seu trabalho, aprimorar-se no culto dos princípios éticos e no domínio da ciência jurídica.
O advogado está em primeiro lugar a serviço da justiça, mas, direta e secundariamente, a serviço de quem o constitui. Informar o cliente de forma clara, em relação aos eventuais riscos de sua pretensão e das consequências que poderão advir da demanda. O advogado não pode garantir ao cliente que o seu direito será reconhecido e, se o for à plenitude pretendida. Esse dever da verdade há de ser conciliado com o dever de aconselhar o cliente a não ingressar em aventura judicial e estimular a conciliação entre os litigantes, evitando, sempre que possível, a instauração de litígios.
É preocupante a importância em realçar que o advogado deve somente agir através do dever da ética, sempre agindo com a devida preocupação em observar o rigoroso cumprimento da ordem processual. O advogado deve atender seu cliente, embora se tratando de um cause má ou de grande caráter criminoso, o advogado deverá sempre se manter, conservando sua honestidade e dignidade, independente de qual seja o crime e a opinião do público que existe a respeito do caso.
...