Direito Do Trabalho
Artigos Científicos: Direito Do Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: djbit • 6/6/2014 • 662 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
Treinamento e desenvolvimento de pessoal de CME (centro de material de esterilização)
Dalila Lira Ferreira Campelo
Dayse Castro da Silva Monteiro
Marta Cleonice da Silva Cordeiro
Sara Jane Brazão Pinto
RESUMO
Este trabalho apresenta informações sobre o tema que envolve os Treinamentos e Desenvolvimento do Pessoal que trabalha na Central de Materiais e Esterilização. As pesquisas foram realizadas através de Artigos Científicos, livros de referencias e sites recomendados. O assunto abordado se refere a várias questões envolvidas, para uma melhoria na qualidade das atividades estabelecidas, através do desenvolvimento dos profissionais de saúde, em busca do aperfeiçoamento e capacitação dos mesmos, com incentivo da coordenação do processo representada pelo Enfermeiro e o gerenciamento dos recursos humanos.
Palavras chaves: treinamento.Capacitação. centro de material de esterilização.
*acadêmicas do curso de bacharelado em enfermagem- FAPEN (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO) 3º semestre;
Email`s:
dalilalira.dl@gmail.com
dayscastro@hotmail.com
sarajane.brazao@hotmail.com
martacleonice@hotmail.com
1. INTRODUÇÃO
A história do desenvolvimento e criação da Central de Material e Esterilização surgiu devido a demanda de técnicas cirúrgicas e a necessidade de assepsia na atividade dos procedimentos realizados. Onde na época os praticantes da Medicina não despertavam interesse na realização de procedimentos cirúrgicos, devido uma hierarquia em o saber e o fazer.
O pioneiro nessa prática era os chamados de barbeiros e os curandeiros, com o surgimento das grandes guerras, começaram a percepção nos campos de batalha os inúmeros soldados que necessitavam de amputações de membros e o excesso de mortes por hemorragias. A medida que esse numero de mortes aumentava, houve a necessidade de implantação de novas técnicas na evolução da Medicina.
Os profissionais então criaram instrumentais como novas técnicas cirúrgicas, que viabilizassem a execução dos mesmos nas diversas estruturas do corpo humano. Contudo foram criados vários tipos de materiais que atendiam as mais diversas técnicas cirúrgicas, que por sua vez recebem tratamento adequado quanto à limpeza e conservação, pois a preocupação dos cirurgiões era evitar que esses materiais instrumentais poderiam servir de fonte de contaminação para os pacientes, já que na época estudos de Pausteur e Kock , demonstraram que os microrganismo eram responsáveis pela transmissão de doenças para os seres humanos.
Durante a guerra da Criméia, em 1862, Florence Nightingale descobriu medidas preventivas com a descoberta de microrganismo patogênicas, tais como: a lavagem das mãos, a separação dos pacientes feridos e infectados, a assepsia nos procedimentos cirúrgicos e o cuidado com as roupas e os artigos de uso direto nos pacientes. Sabe-se que na
...