Direito da criança
Exam: Direito da criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edwnisp • 30/3/2014 • Exam • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 140 Visualizações
Direitos da Criança (Breve Questionário)
Reconhecer os direitos da criança.
R:Eu reconheço que a criança tem direito a felicidade, amor ao pai, carinho, protecção e a liberdade.
Expressar os meus sentimentos em relação aos direitos da criança.
R:Os meus sentimentos em relação aos direitos da criança é que me dói ver pais a baterem os seus filhos e a maltratarem, a não darem amor e carinho aos seus filhos principalmente quando vejo ao telejornal pai e mãe que deitam o filho e matam.
Expor no grupo as ideias que tenho da gravura assinalando c, os pontos mais importantes.
R:A parte mais importante na gravura é que o pai da um livro aos seus filhos que diz o seguinte: “estudar primeiro só depois podes brincar”.
Identifica outros direitos para juntar aos da gravura c.
R:A união dos familiares
Relacionar a satisfação dos direitos com o bem-estar da criança.
R:O bem-estar da criança é que a criança não passa fome
Elaborar um quadro com os direitos da criança.
R:A criança tem o direito do carinho, amor, o estudo e a brincadeira
Esclarecer ideias sobre o significado dos direitos da criança.
R:O significado do direito da criança é que mostra que o pai gosta do seu filho e mostra também que o pai é um homem bom que vai dar protecção, amor, carinho e educação ao seu filho.
Escrever uma definição.
R:O direito é um sistema de normas criado pelo homem que racionaliza a vida em sociedade
Acreditar que a par dos direitos estão os deveres.
R:Eu acredito que a dos direitos estão os deveres porque a criança deve estudar e fazer os deveres de casa e só depois tem tempo livre.
Reconhecer como as crianças do meu bairro vivem os seus direitos.
R:Eu reconheço que as crianças do meu bairro vivem os seus direitos porque não fazem trabalho forçado e estão a estudar.
Reconhecer alguns direitos que a constituição garante ao cidadão angolano.
R:A constituição garante ao cidadão angolano o seu salário e a liberdade.
Direitos fundamentais da Criança
Definição de criança
A criança é definida como todo o ser humano com menos de dezoito anos, excepto se a lei nacional confere a maioridade mais cedo.
Não discriminação
Todos os direitos se aplicam a todas as crianças sem excepção.
O Estado tem obrigação de proteger a criança contra todas as formas de discriminação e de tomar medidas positivas para promover os seus direitos.
Interesse superior da criança
Todas as decisões que digam respeito à criança devem ter plenamente em conta o seu interesse superior. O Estado deve garantir à criança cuidados adequados quando os pais, ou outras pessoas responsáveis por ela não tenham capacidade para o fazer.
Orientação da criança e evolução das suas capacidades
O Estado deve respeitar os direitos e responsabilidades dos pais e da família alargada na orientação da criança de uma forma que corresponda ao desenvolvimento das suas capacidades.
Sobrevivência e desenvolvimento
Todas as crianças têm o direito inerente à vida, e o Estado tem obrigação de assegurar a sobrevivência e desenvolvimento da criança.
Nome e nacionalidade
A criança tem direito a um nome desde o nascimento. A criança tem também o direito de adquirir uma nacionalidade e, na medida do possível, de conhecer os seus
pais e de ser criada por eles.
Protecção da identidade
O Estado tem a obrigação de proteger e, se necessário, de restabelecer os aspectos fundamentais da identidade da criança (incluindo o nome, a nacionalidade, e relações familiares).
Separação dos pais
A criança tem o direito de viver com os seus pais a menos que tal seja considerado incompatível com o seu interesse superior. A criança tem também o direito de manter contacto com ambos os pais se estiver separada de um ou de ambos.
Opinião da criança
A criança tem o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre questões que lhe digam respeito e de ver essa opinião tomada em consideração.
Liberdade de expressão
A criança tem o direito de exprimir os seus pontos de vista, obter informações, dar a conhecer ideias e informações, sem considerações de fronteiras.
Liberdade de pensamento, consciência e religião
O Estado respeita o direito da criança à liberdade de pensamento, consciência e religião, no respeito pelo papel de orientação dos pais.
Protecção da vida privada
A criança tem o direito de ser protegida contra intromissões na sua vida privada, na sua família, residência e correspondência, e contra ofensas ilegais à sua honra e reputação.
Responsabilidade dos pais
Cabe aos pais a principal responsabilidade comum de educar a criança, e o Estado deve ajudá-los a exercer esta responsabilidade.
O Estado deve conceder uma ajuda apropriada aos pais na educação dos filhos.
Protecção contra maus tratos e negligência
O Estado deve proteger a criança contra todas as formas de maus tratos por parte dos pais ou de outros responsáveis pelas crianças
...