Direitos Do SUS
Seminário: Direitos Do SUS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavia21jamylle • 1/10/2014 • Seminário • 511 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
Além desses princípios, o SUS também conta com uma série de direitos para seus usuários:
Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde
Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema
Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada
Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
No plano teórico, todo cidadão brasileiro tem direito a todos os serviços e ações necessária para a manutenção de sua saúde... Sabemos que o SUS foi uma grande conquista social. Os ganhos foram muitos, mais estamos longe de nos tornarmos exemplos, podemos nos sentir incluídos e ao mesmo tempo excluídos, pois o sistema não funciona como foi proposto. O que estar faltando para que o sistema de saúde brasileiro se torne satisfatório a todos? Qual a nossa contribuição?
Conclusão 05
O primeiro passo para começar a remodelar o sistema brasileiro já foi dado, com a Emenda 29/2000, que definiu para municípios e estados porcentuais mínimos obrigatórios em investimento de saúde. Tal dispositivo, porém, não foi até agora regulamentado. Como ninguém sabe dizer ao certo o que realmente conta como gasto de saúde, tem gestor colocando o que pode na conta da saú¬de, de saneamento básico à me¬¬renda escolar.
De acordo com os especialistas, a regulamentação da Emen¬¬¬da 29 deve ser uma saída para pôr ordem na casa e melhorar o sistema de saúde pública. As¬¬sim, quem sabe, depois de regulamentar a Emenda 29, os brasileiros possam falar que o SUS pode não ser barato para os cofres públicos, mas é de qualidade.
Outros passos que também pode ser de fundamental importância a ser dado para começar a remeditar o sistema único de saúde é rever a remuneração dada aos profissionais de saúde, principalmente aos médicos que é considerada baixa em relação ao mercado, enquanto o SUS paga R$10,00 por uma consulta com um especialista, os planos de saúde paga em média R$42,00, por exemplo. Os médicos do sistema único de saúde tendem a entrar, mas não ficam por muito tempo, na realidade fazem do SUS um trampolim para manter seus consultórios particulares... É responsabilidade também dos políticos e autoridades cabem a eles melhorarem os investimentos desde os profissionais aos equipamentos.
Um pais que se propõe a atender toda a população por um sistema público, são responsáveis por investir, em média, cerca de 85% dos recursos com saúde.
...