TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Por:   •  7/5/2019  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

Reportagem referente ao caso do único preso remanescente dos protestos contra o aumento da tarifa do ônibus.

1º Reportagem: ‘’RIO - O catador de latas Rafael Braga Vieira, de 26 anos, é a primeira pessoa a ser condenada depois de ser presa num dos protestos que sacudiram o Rio este ano. Baseando-se num laudo que atestou que o réu carregava coquetéis molotov ao ser detido, em 20 de junho passado, o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 32ª Vara Criminal do Rio, o condenou a cinco anos de prisão, em regime fechado. A decisão foi tomada em julgamento no último dia 2. Rafael já está cumprindo pena na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri.’’

Fonte: O Globo, 2013

2º Reportagem “Rafael Braga foi preso pela primeira vez no dia 20 de junho de 2013, quando mais de 1 milhão de manifestantes protestam no Rio de Janeiro. Rafael acabou preso na Lapa por portar uma garrafa de Pinho Sol, que utilizava para limpar carros como forma de sustentar ele e sua família. Para os policiais civis que o detiveram, a garrafa de Pinho Solera um coquetel Molotov.”

Fonte: EsquerdaDiario, 2017

Síntese: Durante as manifestações que acercava o ano de 2013 devido ao aumento da passagem do ônibus, todos iam para as ruas lutar por seus direitos. Um catador, pobre e negro foi abordado pela polícia por possuir desinfetante e uma garrafa de Pinho Sol, que, para os policiais, poderia ser usado como uma bomba para atacar a tropa ou os manifestantes devido a quantidade de etanol que o produto possui. Rafael Braga foi condenado a passar 11 anos na cadeia. Em 2015 conseguiu uma autorização para a progressão do regime aberto. Porém, em janeiro de 2016 foi abordado na Vila Cruzeiro com uma certa quantidade de drogas. Ele nega que a droga era dele e a defesa diz que o flagrante foi forjado. Em sua abordagem, os policiais o chamou de bandido devido a sua tornozeleira. Hoje ele cumpre prisão domiciliar por ter pego tuberculose.

Qual a relevância dessa reportagem com Direitos Humanos? Rafael Braga é um homem jovem, negro, pobre e morador de favela, semianalfabeto e isso não são apenas características físicas, raciais, sociais e econômicas. Vai muito além. Esses estereótipos fazem parte da vida de um policial que vê o jovem com essas características como um delinquente, que acaba ferindo a igualdade, liberdade e a fraternidade do jovem.

Será que a nossa justiça é seletiva e favorável a apenas àqueles que possui renda e cor? Quem poderia sair impune depois de um atropelamento? No ano de 2012, Thor Batista (Filho do empresário Eike Batista) foi absolvido pela morte de um ciclista. São crimes diferentes e realidades opostas. Qual o motivo de um sair impune e o outro ser solto mesmo tendo quantidades absurdas de multas de trânsito?

São vistos casos extremos onde a população negra e pobre são confundidos com bandidos e acabam por sofrer atrocidades irreparáveis. Recentemente, em um passeio de carro com esposa, filho e uma amiga, o motorista Evaldo foi atacado com 80 tiros por militares. 80 tiros não foi um erro, foi tentativa de exterminar todos que estavam ali presente.

Os Direitos Humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, etnia, sexo, nacionalidade e religião. Nas comparações feitas acima, vozes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com