Distribuição de produtos farmacêuticos ocidentais no sul de Camarões
Por: Rita Santos • 15/9/2019 • Tese • 288 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
Estudo do caso:
Distribuição de produtos farmacêuticos ocidentais no sul de Camarões
A origem social e a cultura de muitos países pobres, onde a atuação de doenças é enorme e precisam de muitos produtos farmacêuticos, faz com que os medicamentos que necessitam ser fornecidos para a população acabem gerando vendas altamente lucrativas para aqueles que fazem o fornecimento, porém sem nenhuma prescrição, podendo tornar-se assim muito prejudicial à saúde de quem está fazendo o uso desses medicamentos. Entretanto de uma certa forma se esse setor informal acabar continuaria uma situação caótica, já que os centros e hospitais de saúde não conseguem e nem tem estrutura para atender totalmente a população.
Os setores formais e informais estão tão entrelaçados que enquanto muitos dos medicamentos são contrabandeados pela fronteira, a maioria é comprada de farmacêuticos e funcionários de hospitais.
Um exemplo dessa inter-relação é a compra que os pacientes fazem desses medicamentos de vendedores na dependência do próprio hospital.
Visto isso percebe-se o quanto a sociologia e antropologia são importantes para podermos entender esses casos com a mente aberta, sem julgamentos. Já que a cultura e antropologia nos ensinam que cada povo, de cada região tem à sua maneira e o seu jeito de reagir a tal situação. Nesse caso vemos que a população mesmo sabendo que não é certo adquirir os medicamentos dessa forma continua, já que a situação na qual eles vivem não proporciona outros meios de tratar as doenças. Nós que não estamos na mesma situação de início antes de conhecermos a cultura e a antropologia julgaríamos esse povo e os descriminalizaríamos, mas após termos nos familiarizados com a cultura e antropologia conseguimos entender a situação.
- Referência: Livro- Cultura, saúde e doença; página 200
- Slides: Aula-Sociologia e Antropologia da Saúde
...