TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dizer Homem Hoje

Resenha: Dizer Homem Hoje. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Dizer homem hoje: Novos caminhos da antropologia filosófica

( Nunzio Galantino)

As orientações anti-humanísticas que exercem hegemonia no panorama contemporâneo.

Conforme E Cioran o homem não está mais na moda, diante da historia atual, o homem não pode mais ser mais considerado como digno de atenção, como objeto da história. Ele não pode ser mais exaltado. Conforme as orientações anti- humanistas o homem não está mais na moda.

Ocorre assim, um projeto de descontrução do homem. Este é resultado do privilégio de aspectos considerados como relevantes, como o corpo, a mulher, o prazer, etc. A dimensão política do homem é permeado pela contraposição pela conflituosidade. O seu olhar narciso voltado para a alma, trouxe-lhe o desequilíbrio da ética e de valores.

As pesquisas de C. Lévi-Strauss colocam o estruturalismo, como propulsor da desconstrução do sujeito

A antropologia estruturalista refere-se a uma nova interpretação da realidade. O estruturalismo de Levi- Strauss, diferente da proposta Sartriana não tem o propósito da mudança, pretende apenas propor nova analise acerca da realidade, principalmente uma nova interpretação do homem. Entraram em crise as concepções de Sartre onde o homem era considerado como absoluto. A cultura contemporânea sustentava a confiana na capacidade do homem, porém no decorrer dos anos, passa-se da desmistificação para a destruição do homem. Os fenômenos como proletarização, crise da democracia, a burocracia excessiva retratam o empobrecimento da vida subjetiva e da impotência do homem em ser o autor da sua própria. história. Há uma desumanização não só teórica, mas pratica da qual a filosofia ou o pensamento contemporâneo comprovam .

A crise deste modelo de homem encontra-se com a proposta antropológica do estruturalismo. Strauss vai construindo uma nova visão da realidade do homem, Ele sucinta uma visa global do real.

Na proposta antropológico do estruturalismo propõe às ciências humanas um modelo cientifico mais potente. Esse novo modelo cientifico propõe a individualização das estruturas, e a racionalização plena do sujeito, segundo os modelos científicos.

O estruturalismo procura as relações que unem os fenômenos.Essa aplicação também pode ser feita ao homem, ao sujeito histórico, no mesmo processo que é adotado pelas ciências rigorosas, das ciências físico- matemáticas.

Conforme Lévi –Strauss “o indivíduo não existe, ele é inconscientemente sujeito dos modelos culturais do seu grupo. Sem uma autonomia real, ele é a expressão do coletivo, um epifenõmeno na superfície da natureza”. ( Lévi- Strauss, pág.77).

Os discípulos de Lévi- Strauss, e o proprio Michel Foucaul reizem a historia ao jogo das estruturas, ausentes de iniciativas propriamente humanas.

Conforme Nietzche, para o pensamento negativo não é adequado propor analise sistemático do mundo e da realidade, pois estamos diante do mundo da ruptura, do fragmento e da descontinuidade. ( pág 78)

Mancini, no pensamento negativos, retrata os 03 princípios que penetram na cultura contemporânea européia. O princípio da insignificância, da multiplicidade e da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com