Do Вrasil rural a modernização
Relatório de pesquisa: Do Вrasil rural a modernização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neliovaz2 • 30/10/2013 • Relatório de pesquisa • 1.906 Palavras (8 Páginas) • 170 Visualizações
TITULO: DO BRASIL RURAL A MODERNIZAÇÃO
PROFa : MSC. GILSE T. LAZARRI PEROSA
1- INTRODUÇÃO.
O texto aborda que na era do conhecimento e da informação, as inovações tecnológicas na área das comunicações, vem crescendo em uma velocidade significativa, exigindo um esforço adaptativo da sociedade para absorção da grande gama de conhecimentos que essas novas tecnologias têm proporcionado.
O texto menciona também a respeito do impacto da tecnologia no trabalho do homem que tempos atrás fazia suas atividades de maneira artesanal. Com o avanço tecnológico o homem tem procurado acompanhar e se adaptar a evolução das máquinas, causando um rompimento do modo padrão de produção até então praticado.
Outro aspecto também mencionado diz respeito ao entrelaçamento e rapidez das comunicações provocando assim um estreitamento das relações interpessoais a exemplo disto o que hoje conhecemos as redes sociais, como tudo poderá ser usado favoravelmente ou não, dependendo do uso de interesse o qual o operador se proponha.
Foi abordado também triste prática da pedofilia, que tem se instrumentalizado através da utilização dos conhecimentos da TI para propagar seus interesse inescrupulosos e ao mesmo tempo por ela sendo monitorada, sendo este um bom exemplo do aspecto dual do conhecimento tecnológico.
2- COMO O HOMEM E VISTO NESTA SOCIEDADE QUE CONVIVE COM MUITAS INFORMAÇÕES?
Observa-se que houve uma verdadeira revolução na área da tecnologia das comunicações nas ultimas décadas e que associada ao desenvolvimento tecnológico tem possibilitado a difusão da informação em tempo real, tendo em vista que na era do conhecimento não se pode viver alheio as tecnologias isso porque as mesmas estão inseridas no contesto do homem.
Hoje somos bombardeados de informações pelos mais diversos instrumentos de comunicação: internet, rádio, mídia televisiva, jornais, revistas, e tantas outras, não sendo possível na grande maioria das vezes, filtraram o conteúdo das informações disponibilizadas, inegavelmente de decorrência do exíguo tempo disponível em face da necessidade do homem satisfazer outros segmentos das relações sociais humanas como: família, trabalho, amizade, estudos, aprimoramento profissional, e outras.
O cidadão e visto hoje como parte integrante do universo do chamado mercado do consumidor, sendo mais um numero e alvo potencial a ser atingido, não sendo dada a ele a oportunidade de maiores questionamentos mediante a estratégia de dominação e doutrina do mercado, que procura direcionar e neutralizar a capacidade de percepção dos indivíduos.
Vale ressaltarmos que uma sociedade esclarecida, possui maior grau de exigência e questionamentos, o que torna mais difícil sua manipulação, e neste tocante as informações tem um papel de fundamental importância, uma vês que em grande parte as mesmas são disponibilizadas a sociedade de maneira inadequada, ou seja, estão embutias também ideologias, como instrumento de manipulação social.
Outro fato de inegável importância que vale ser ressaltado, é que a informação quando positiva (evolutiva), ou seja, aquele que trás conhecimento serve também para alavancar o processo de mudança na vida do homem e da sociedade em que o mesmo se insere, sendo ideal que o mesmo venha a ser um elemento multiplicador do processo de evolução coletiva.
Portanto, não podemos negar o poder que exercesse a informação e seus muitos reflexos sobre o homem e a sociedade.
3- O QUE É SER OPERÁRIO COLETIVO.
Com o advento da modernização da produção, houve uma ruptura do antigo processo artesanal de produção, onde se observa a participação do trabalhador ao longo de todo o processo produtivo, ou seja, o mesmo participava do inicio ao fim na elaboração do produto final.
A figura do operário coletivo surge a partir da implantação do processo de industrialização, onde se verifica uma mudança significativa na metodologia de trabalho, tendo o processo produtivo artesanal (individual) cedido espaço para a produção coletiva feita através da somatória de segmentação em fracionamento do trabalho coletivizado dos operários onde se observa o trabalho, que o trabalho individual da pessoa a fazer parte da somatória dos demais esforços originando um todo coletivo.
O capitalismo nada mais é que a acumulação de lucros, isso significa numa sociedade capitalista o homem e visto como uma maquina de obra, com salário bem abaixo da quantidade produzida por ela dentro de uma fabrica ou algo parecido.
O homem só tinha o domínio do seu trabalho quando era feito artesanalmente, eles faziam todas as etapas, passo a passo, ate chegar o seu produto final. Hoje só tem que saber como dominar a maquina.
4-PESQUISA EM SALA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DISPONIBILIZADAS NA INTERNET.
Os resultados obtidos através da pesquisa em sala sobre a utilização das ferramentas disponibilizadas na internet ficou demonstrado em relação às fotos publicadas na internet mais de 99,7% possui fotos publicadas na suas paginas pessoais e blogs, 0,3% restante não publicam fotos por motivos variados por medo ou exposição pessoal.
Nos sites de relacionamentos 85% utilizam esse tipo de ferramenta os outros 15% não utilizam, acham complicados.
As ferramentas de bate-papo 75% utilizam, os outros 25% acham complicado a conversa com varias pessoas ao mesmo tempo.
Em relação em conhecer pessoas virtuais a turma foi um pouco cautelosa, 46% não pretendem ter amizade com as pessoas virtuais, já os 54% acham saudável conhecer pessoas de outros estados ou países, aprender um pouco da cultura, de cada um virtualmente.
Sobre os encontros presencias 74% não tiveram coragem deste tipo de encontro por não saberem se os virtuais estão falando a verdade, e com a violência de hoje e complicado e outros 26% se encontraram
...