Documento De Terezopolis
Exames: Documento De Terezopolis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: charlesbarroso • 9/9/2014 • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 842 Visualizações
Documento de Teresópolis
Foi realizado em Teresópolis Rio de Janeiro em janeiro de 1970.
O Documento de Teresópolis tem características distintas ao Documento de Araxá. O encontro que aconteceu em janeiro de 1970, contou com a participação de 33 profissionais que tomaram conhecimento previamente da temática do encontro, “a necessidade de um estudo sobre a Metodologia do Serviço Social face à realidade Brasileira”.
Três textos foram usados para constituir a reflexão sobre os fundamentos da Metodologia do Serviço Social. Dentre eles, “Introdução às questões da metodologia. Teoria do diagnostico e da intervenção em Serviço Social”, de Costa (1978), que se estrutura sobre uma perspectiva que se recusa a pensar o Serviço Social sem remeter a problemática de fundos das ciências sociais e ao questionamento de sua constituição histórica, e passa a abordar os procedimentos apontando para as debilidades do acúmulo teórico do Serviço Social buscando uma reconstrução do Serviço Social. Um outro texto abordado, “Bases para a reformulação da metodologia do Serviço Social”, de Soeiro (1978), que de acordo com Netto, nada acrescentou às formulação até então desenvolvidas. Na verdade, nenhuns desses dois textos estavam de acordo com aquele momento de maturação que estava passando o Serviço Social no Brasil.
Já “A Teoria metodológica do Serviço Social”, de Dantas (1978), foi a que mais contribuiu para o debate em Teresópolis, trazendo uma concepção extremamente mais articulada da metodologia do Serviço Social, mais compatível para a perspectiva modernizadora que se buscava. Dantas considera que a questão da metodologia da ação constitui parte central da Teoria Geral do Serviço Social, e ele buscava oferecer embasamentos teóricos para que o Serviço Social se desenvolvesse e adquirisse um nível mínimo de cientificidade. Apesar de fornecer “andaimes extremamentes complicados para uma arquitetura muito modesta”, Dantas forneceu as mais adequadas respostas as duas demandas que à época amadureciam no processo renovador: a requisição de uma fundamentação “científica” para o Serviço Social e a exigências de alternativas para redimensionar metodologicamente as práticas profissionais.
As formulações constitutivas do Documento de Teresópolis possuem um tríplice significado no processo de renovação do Serviço Social no Brasil, porque apontam para uma requalificação do assistente social, definem nitidamente o perfil sociotécnico da profissão e a inscrevem no circuito da “modernização conservadora”. As reflexões ainda apontam para uma redução quanto uma verticalização do seu saber e do seu fazer.
O desenvolvimento do seminário se deu com o debate sobre a dificuldade de seguir na integra o temário, determinaram de discutir esses três pontos:
1. Fundamentos da metodologia do serviço social.
2. Concepção científica da prática do serviço social.
3. Aplicação da metodologia do serviço social.
O estudo do primeiro ponto embasaria as reflexões sobre os dois últimos e seria feito através da análise dos subsídios recebidos sobre o assunto. Foi então reelaborado.
1. Fundamentos da metodologia do serviço social.
2. Concepção científica da prática do serviço social.
2.1 Conhecimentos científicos que embasam a prática do serviço social.
2.2 Apreciação dos critérios e das tendências que vem orientando a formulação da metodologia do serviço social.
3. Aplicação da metodologia do serviço social.
3.1 Teorias que fundamentam o diagnóstico e técnicas para sua elaboração.
3.2 Teorias que fundamentam a intervenção e técnicas para sua elaboração.
Foi também apresentada uma proposta de pesquisa sobre Serviço Social no Brasil, então o seminário desenvolveu-se nas seguintes etapas.
A- Apresentação da proposta sobre Pesquisa em Serviço Social no Brasil. O assunto despertou grande interesse entre os participantes e um subgrupo encarregou-se da elaboração de um anteprojeto com sugestões de aspectos a serem estudados, levantados ou pesquisados.
B- Análise e debate, em plenário, de três documentos sobre o tema 1: Fundamentos da Metodologia do Serviço Social.
- Introdução as Questões de Metodologia- Teoria do Diagnóstico e da Intervenção em Serviço Social, por Suely Gomes Costa.
- Teoria Metodológica do Serviço Social, uma abordagem Sistemática, por José Lucena Dantas.
-Bases para Reformulação da Metodologia do Serviço Social, por Tecla Machado Soeiro.
C- Subdivisão dos participantes em dois grupos- A e B.
D- Apresentação, em plenário, dos documentos elaborados pelos dois grupos.
Os assistentes sociais que subscrevem o Documento de Teresópolis, reconhecem que o assunto deve que o assunto deve ser
...