TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Durkheim - 150 anos

Por:   •  16/6/2016  •  Abstract  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 
2016 / 1

INCIS
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

SOCIOLOGIA I 
Profa. Dra. Maria Lúcia Vannuchi

Bruno César Cunha Cruz

RESUMO

OLIVEIRA, Márcio de. Émile Durkheim e a Sociologia Brasileira. Durkheim 150 anos. Organizado por Alexandre Braga Masella. Belo Horizonte, Mg. Argvmentvm. 2009. P. 231 – 257.

        

O que segue abaixo é um resumo com breve comentário do capítulo “Émile Durkheim e a Sociologia Brasileira” do livro “Durkheim 150 anos”.

Márcio de Oliveira, em suas palavras introdutórias, afirma de imediato que, de acordo com a percepção dele, não seria exagerado dizer que a obra de Durkheim não foi suficientemente estudada pela sociologia brasileira. O autor afirma, da mesma forma, que tal dado transparece surpresa pelo fato de que, mesmo que no início do século XX a obra parecesse promissora, pelo fato de ser marca em trabalhos diversos –inclusive nas obras iniciais de Florestan Fernandes-, os anos subsequentes mostrariam o contrário. Tal fato parece, ainda segundo o autor, ser ainda mais cheio de surpresa pelo também fato de que os livros de Durkheim continuarem serem parte fundamental dos cursos de Ciências Sociais.

O autor explica que a obra de Durkheim foi introduzida no Brasil através da “Sociologia do Direito”. De acordo com Márcio de Oliveira, o primeiro ciclo durkheimiano acontece justamente com o uso no direito das obras de Durkheim através de Fernando Azevedo, professor fundador da USP –o mesmo que traduz “As regras do método sociológico” em 1937. Ainda segundo o autor, o segundo clico dos estudos da sociologia sobre Durkheim, iniciado a partir de 1940. Oliveira explica que, assim como no primeiro ciclo, “a sociologia de Durkheim fora recebida de forma fragmentada e instrumental” (OLIVEIRA, 2009, p.235).

Oliveira explica que entre os divulgadores de Durkheim no Brasil estavam os egressos das faculdades de direito, bem como os “reconvertidos” ao campo da educação e da psicologia. O autor estabelece que a sociologia durkheimiana “serviu sempre aos mesmos propósitos”, que seria “apresentar a disciplina da sociologia e debater o tema do crime e/ou da moral, da norma, do controle social e a questão da educação” (OLIVEIRA, 2009, p.236). Ressaltando, dessa forma, que, entre os anos de 1930 e 1940, uma “divisão entre uma recepção incompleta e ideologicamente orientada da sociologia da educação de Durkheim por educadores” (OLIVEIRA, 2009, p.236).

O autor exemplifica, ainda, que a sociologia de Durkheim, no Brasil, seria “emoldurada” pelo funcionalismo, e, assim, apreciada indistintamente por sociólogos e antropólogos. (OLIVEIRA, 2009, p.237, 238). Já o terceiro memento da recepção de teses de Durkheim no Brasil ocorre, de acordo com Oliveira, a partir de 1950. Segundo o autor, tal momento é marcado dentro do ambiente o universitário e desenvolvido a partir de Descartes. E, a partir daí, uma divisão entre os estudos antropológicos e sociológicos.  (OLIVEIRA, 2009, p.238 e 239).

Márcio de Oliveira, a partir do ponto que aqui segue, lembra que Florestan Fernandes, ao lançar suas primeiras obras, contou com base sociológica em Durkheim. Oliveira explica que Fernandes, ao fazer isso, tinha a estratégia e o “propósito de provar que um autor brasileiro [...] poderia fazer um trabalho do mesmo nível que um scholar europeu.” (OLIVEIRA, 2009, p. 239). Contudo, o autor explica que a influência não passou das obras introdutórias, e quando ela outra vez aparecia, nas mudanças de objeto, continuou com uma “descontinuidade tanto teórica, quanto acadêmico-institucional” (OLIVEIRA, 2009, p. 241). Assim, seguindo a construção de que “a influência de Durkheim parece ter sido de fato pequena”. (OLIVEIRA, 2009, p.240).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com