TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EIREITO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: EIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O que é uma Sociedade Limitada?Por quem é constituída?

Como se contrói uma empresa?

Nessa atividade abordaremos essas questões e esclareceremos a diferença entre Empresa, Empresário e Estabelecimento Empresarial.

Desenvolvimento:

“O novo Código Civíl, na Parte Especial, trata no Livro II Do Direito de Empresa. Esse Livro II, por sua vez, está dividido em quatro títulos: Título – Do Empresário, Título II – Da Sociedade, Título III – Do Estabelecimento, T´tulo IV – Dos Institutos Complementares.”

2.1 - Conceito:

-Empresa:

No que se refere à "Direito de Empresa", o Código Civil não definiu expressamente o que é empresa. Para a doutrina, entretanto, empresa é a organização destinada a atividades de produção e circulação de mercadorias, bens e serviços chefiados ou dirigidos por uma pessoa física ou jurídica, denominada empresário. Segundo Carvalho de Mendonça:

"Empresa é a organização técnico-econômica que se propõe a produzir mediante a combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados à troca (venda), com esperança de realizar lucros, correndo os riscos por conta do empresário, isto é, daquele que reúne, coordena e dirige esses elementos sob sua responsabilidade."

Com o novo Código Civil (Lei 10.406/2002), superando a antiga teoria dos atos de comércio, adotou a teoria da empresa que significa a denominação dada ao sistema de regulação das atividades econômicas dos particulares que alargou o âmbito de incidência do direito empresarial, antes delimitado pela teoria dos atos de comércio, para nele abranger a prestação de serviços, a negociação de imóveis e as atividades rurais, enfim, para disciplinar uma forma específica de produzir ou circulares bens ou serviços.

- Empresário:

O empresário pode ser pessoa física ou jurídica. Como pessoa física, será chamado de empresário individual; em sendo pessoa jurídica, será denominada sociedade empresária. O código civil estabelece um conceito legal para empresário individual e ressalta as características importantes que devem está presentes na atividade, quais sejam o profissionalismo, atividade organizada, produção de bens ou serviços e circulação de bens ou serviços.

"Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços".

- Estabelecimento empresarial

Estabelecimento empresarial é o conjunto de bens indispensáveis que o empresário reúne para a exploração de sua atividade econômica, tais como mercadorias em estoque, máquinas, veículos, tecnologia, marcas e outros sinais distintivos, prédios etc. Trata-se de elemento indissociável à empresa.

Não se pode dar início à exploração de qualquer atividade empresarial, sem a organização de um estabelecimento. Ao organizar o estabelecimento, o empresário agrega aos bens reunidos um sobrevalor, estando os bens articulados em função da empresa, alcançando no mercado um valor superior à simples soma de cada um deles em separado, inclusive pela perspectiva de lucratividade que passa a abrigar, considerando o estabelecimento um complexo organizado, pressupondo inclusive, de disciplina jurídica de proteção dos negócios para garantir que o investimento realizado não seja indevidamente apropriado por concorrentes.

A expressão “estabelecimento” é vetusta. O Código Comercial de 1850[5] já a consagrava. Assim também a antiga Lei de Falências, de 1945[6]. Contudo, não havia, ainda, definição legal de estabelecimento. Esta tarefa coube ao Código Civil de 2002:

“Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.”

Sendo assim EMPRESA é a atividade comercial em si, cuja marca essencial é a obtenção de lucros com o oferecimento ao mercado de bens ou serviços. Aquilo que se empreende, empreendimento. Iniciativa de uma ou mais pessoas para exploração de um negócio. Também é sinônimo de companhia, organização ou sociedade. . Existe para atender as necessidades da comunidade. Independentemente do tamanho, (micro, pequena, média ou grande), possui quatro áreas: produção, comercialização, finanças e recursos humanos. E o EMPRESÁRIO é a pessoa que assume responsabilidade moral e econômica sobre a empresa (ganhos e perdas). É quem faz desenvolver a empresa, adequando – a as necessidades dos consumidores, decidindo os rumos que irá tomar conforme as exigências dos fornecedores. Ator social que tem por iniciativa gerar e dirigir os negócios, controlando indicadores e resultados. E o ESTABELECIMENTO EMPREARIAL é o instrumento da atividade do empresário. É a base física da empresa, o complexo de bens, sejam eles corpóreos ou incorpóreos, tais como máquinas, instalações, tecnologia, marcas e patentes, reunidos pelo empresário para que possa praticar a atividade empresarial.

Conclui se que a tarefa do empresário é a de identificar os objetivos da empresa e transformá-los em ação por meio do planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas do estabelecimento.

2.2 - Sociedade Limitada

Conceito e Legislação

Pela classificação do Código Civil, a sociedade limitada é uma sociedade empresária, porque desenvolve atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.

A sua principal característica é que, nela, a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor das quotas de capital subscritas por cada um, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Conforme dispõe o Art. 1.052, “na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de sua quota, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social”.

Ao contrário da Lei anterior,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com