ESAF Analista
Trabalho Universitário: ESAF Analista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: akirafreak • 26/10/2014 • 3.994 Palavras (16 Páginas) • 975 Visualizações
3.
(Esaf / Receita Federal / 2009) A empresa Eletronics S.A. fabrica televisores de LCD de última geração. A garantia convencional é dada para três anos e a garantia oferecida é estendida para mais um ano mediante pagamento complementar.
Como o custo é baixo, em 90% dos casos o cliente adquire. A empresa registra o valor da venda do televisor como receita de vendas e a garantia estendida como receita de serviços, no resultado. Podese afirmar que, nesse caso, não está sendo atendido o princípio:
a) da continuidade.
b) do custo como base do valor.
c) da competência.
d) da neutralidade.
e) da entidade.
Comentários:
Esta questão da Esaf cobra um conhecimento de contabilidade. O valor da venda do televisor deve, realmente, ser registrado como receita de vendas. Entretanto, o valor obtido pela garantia estendida não pode ser levado ao resultado, pois é uma Receita Antecipada, e deve ser levada ao Passivo. Dessa forma, ao longo dos três anos é que a receita deve ser efetivada, e não de uma só vez, quando do momento da venda.
6
Série Questões: Auditoria
ELSEVIER
Isso ocorre para obedecer ao Princípio da Competência que, segundo a Resolução CFC no 1.282/2010, “determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento” , ou seja, o registro da receita deve ocorrer somente na ocorrência do fato gerador.
O Princípio da Continuidade, letra “a”, pressupõe que a Entidade continuará
em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Já o Princípio da Entidade, letra “e”, “reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição”. (Resolução CFC no 750/1993).
As letras “b” e “d” não apresentam Princípios de Contabilidade, de acordo com as normas vigentes.
Resposta: C
4.
(Esaf / CVM / 2010) Assinale a opção que indica uma exceção aos princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor na condução de trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis.
a) Independência técnica.
b) Confidencialidade.
c) Competência e zelo profissional.
d) Comportamento e conduta profissional.
e) Objetividade.
Comentários:
O Código de Ética Profissional do Contador (Resolução no 803/1996), assim
como a NBC PA 01, que trata do controle de qualidade para firmas de audito-
ria, estabelece como princípios fundamentais de ética profissional: integridade; objetividade; competência profissional e devido zelo; confidencialidade e comportamento profissional. Dessa forma, para responder esta questão, bastava ficar atento para a letra “a”, que não corresponde a um desses princípios fundamentais da ética profissional. A Esaf tentou confundir o candidato, trocando “integridade”
por “independência técnica”.
Resposta: A
Capítulo 1: Princípios de contabilidade. Noções gerais sobre auditoria: CAMPUS
7
conceitos, ética profissional, sigilo, responsabilidade legal, objetivo,
supervisão, controle de qualidade e revisão pelos pares
5.
(FGV / Senado Federal / 2008) O texto abaixo apresenta um dos deveres do contabilista de acordo com o código de ética profissional. Exercer a profissão com _________, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.
a) moderação – idealismo – zelo
b) zelo – diligência – honestidade
c) racionalidade – diligência – idealismo
d) moderação – zelo – honestidade
e) racionalidade – zelo – moderação
Comentários:
A Resolução no 803/1996, que aprovou o Código de Ética Profissional do Contador, estabelece, em seu art. 2o, que o Profissional da Contabilidade deve “exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, (...)” (grifos nossos). Trata-se, dessa forma, de uma questão literal. Além disso, o auditor / contador não pode exercer sua profissão com moderação nem ser idealista, o que elimina a possibilidade de que qualquer uma das outras quatros respostas pudessem estar corretas.
Resposta: B
6.
(Cesgranrio / Petrobras / 2011) O processo de auditoria interna em uma empresa privada requer do auditor uma série de características relacionadas à conduta ética do profissional, principalmente por conta da convivência constante com os auditados. Em relação a essa conduta, considere os deveres a seguir.
I.
...