TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO

Exames: ESCOLA E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: A presente pesquisa foi realizada em quatro escolas de Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro. Foi feita uma pesquisa etnográfica no campo, constituída na interface da psicologia e da educação, visando o desvelamento de algumas relações nos espaços institucionais e comunitários, examinando as práticas individuais e coletivas. O presente trabalho mostra uma configuração de sociabilidade singular entre comunidade e escola e pretende apontar para uma realidade social complexa de tais relações.

Palavras-chave: escolas, comunidade, Etnografia, Psicologia. Abstract: This research was conducted in four elementary schools situated in the city of Rio de Janeiro. Ethnographic research was done in the field, based on the interface of psychology and education, aimed at unveiling some relations on the institutional and communityspaces, examining individual and collective practices. The present work shows a singular configuration of sociability between school and community and intends to point to a complex social reality of such relationships.

Keywords: schools, community, Ethnography, Psychology. A partir da leitura de autores como Paiva & Burgos (2009), Silva (2008) e Dauster (1997; 2008) sobre os temas da etnografia na escola e sobre a escola inserida nas favelas, surgiram questionamentos sobre a dinâmica de tais relações. Com as contribuições de estudos da Psicologia e etnografia (Andre, 1995; Fontoura, 2001; Sato & Souza, 2001; Moreira, 2008; Reineck, 2011); bem como de George Lapassade (1991) e outros autores da Análise Institucional, foi possível refletir sobre um campo de trabalho e pesquisa que pode ser chamado de singular, como será visto.

Parte-se do pressuposto de que no município do Rio de Janeiro, as favelas constituem territórios que exprimem os efeitos da segregação social. São territórios estigmatizados e há uma ampla literatura (Burgos, 2009; Naiff e Naiff, 2008;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com