ETAPA 3 DE PROJETOS SSO
Ensaios: ETAPA 3 DE PROJETOS SSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertaad • 18/3/2015 • 398 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
Relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social
A relevância social de uma pesquisa está na sua capacidade de apreender a realidade e de servir de referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, sendo assim, alimentadora de práticas profissionais. É uma cadeia de sustentação que deve assentar-se nas demandas e nos impasses vivenciados no contexto do exercício da profissão, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e culturais que expressam a realidade contemporânea e o projeto ético-político profissional. Na conjuntura deste universo, comprometido com a democracia e justiça social, materializado no Código de Ética de 1993 e no processo de Revisão Curricular, que fundamenta a formação profissional e pelas Organizações representativas – Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), têm-se mobilizado e se feito presente a garantia dos direitos sociais no campo das políticas públicas, bem como têm mantido importante interlocução com os movimentos sociais da sociedade civil. A dinamicidade se constitui na medida em que a profissão alcança maturidade intelectual, evidenciada pela sua produção teórica e capacidade de diálogo crítico, com diferentes áreas de conhecimento das ciências sociais e humanas.
Métodos e Técnicas de Pesquisa Social
A hipótese é uma suposta resposta ao problema a ser investigado, proposição que se forma e que será aceita ou rejeitada somente depois de devidamente testada. Seu papel fundamental na pesquisa é sugerir explicações para os fatos, podendo ser a solução para o problema. Sendo verdadeiras ou falsas, sempre que bem elaboradas, conduzem à verificação empírica, que é o propósito da pesquisa cientifica.
Tipos de hipóteses
Hipóteses casuísticas: são muito freqüentes na pesquisa histórica, em que os fatos são tidos como “únicos”, no sentido de que não se repetem.
Hipóteses que se referem à freqüência de acontecimentos: aparecem em pesquisas descritivas, antecipam que determinada característica ocorre, com maior ou menor intensidade, num grupo, sociedade ou cultura.
Hipóteses que estabelecem relações entre variáveis – Variáveis e suas relações: VARIÁVEL é qualquer coisa que pode ser classificada em duas ou mais categorias, Ex: “Sexo” envolve as categorias: masculino e feminino, dentre outros.
Nas relações assimétricas são as mais significativas para as ciências sociais e podem ser classificadas em seis tipos, que são:
1. A associação entre um estimula e uma resposta;
2. A associação entre uma disposição e uma resposta, estas disposições podem ser constituídas por atitudes, capacidades, hábitos,
...