Economia E Mercado
Tese: Economia E Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: albertomedeiros • 14/10/2014 • Tese • 996 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
APOSTILHA DE ECONOMIA
Parte 1
O HOMEM É UM SER SOCIAL, TODOS JÁ ESCUTAMOS ESSA FRASE, BEM COMO SER SOCIAL, O HOMEM VIVE EM GRUPOS E SOB UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL. NA SOCIEDADE O HOMEM TEM DIVERSAS NECESSIDADES (DESEJO DE AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, PODENDO SER OS MESMOS DE SOBREVIVÊNCIA OU DESEJOS INDUZIDOS).
ASSIM COMO O INDIVÍDUO A SOCIEDADE TAMBEM TEM SEUS LIMITADORES, POIS OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA PRODUÇÃO DE BENS SÃO ESCASSOS E ESSES BENS NÃO SÃO ENCONTRADOS NA NATUREZA, CONSEQUENTEMENTE USAMOS O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO PARA ADQUIRÍ-LOS. A PROBLEMÁTICA COMEÇA QUANDO A SOCIEDADE DEVE ESCOLHER (ESCOLHA) ENTRE O QUE PRODUZIR E QUANTO PRODUZIR (CUSTO DE OPORTUNIDADE), COMO PRODUZIR E PARA QUEM PRODUZIR (CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO), POIS COMO DISSEMOS, OS SEUS RECURSOS SÃO LIMITADOS.
ASSIM PODEMOS ENTENDER QUE:
A ECONOMIA ESTUDA A MANEIRA COMO SE ADMINISTRAM OS RECURSOS ESCASSOS, COM O OBJETIVO DE PRODUZIR BENS E SERVIÇOS E DISTRIBUÍ-LOS PARA SEU CONSUMO ENTRE OS MEMBROS DA SOCIEDADE. ISTO SIGNIFICA TENTAR COMPREENDER COMO OS INDIVÍDUOS DEVERIAM EMPREGAR SUA RENDA PARA TER O MAIOR APROVEITAMENTO POSSÉVEL, E DE COMO A SOCIEDADE ALCANÇARIA O MAIOR NIVEL DE BEM ESTAR MATERIAL POSSÍVEL A PARTIR DOS RECURSOS DISPONÍVEIS.
RECURSOS ESCASSOS:
RECURSOS NATURAIS: SÃO CONSIDERADOS RECURSOS NATURAIS SOMENTE OS ELEMENTOS DA NATUREZA PASSÍVEL DE SEREM INCORPORADOS ÀS ATIVIDADES PRODUTIVAS.
TRABALHO: É CONSIDERADA, COMO FATOR DE PRODUÇÃO TRABALHO, A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA).
PEA: POPULAÇÃO ATIVA, POPULAÇÃO MENOS AQUELES QUE NÃO ESTÃO EM IDADE DE TRABALHAR ( MUITO NOVOS/ MUITO VELHOS). ASSIM A “PEA” É CONSTITUIDA DAQUELES QUE ESTÃO EMPREGADOS FORMALMENTE MAIS OS QUE ESTÃO PROCURANDO EMPREGO FORMAL.
CAPITAL: CONJUNTO DOS EDIFÍCIOS, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES QUE A SOCIEDADE DISPÕE PARA A PRODUÇÃO.
TECNOLOGIA: É CONSTITUIDA DE TODOS OS SABERES E COMPETÊNCIAS QUE DÃO APOIO AO PROCESSO DE PRODUÇÃO, MANEIRAS DE RETIRADAS DE RECURSOS NATURAIS, SABERES SOBRE AS FONTES ENÉRGETICAS, PROCESSAMENTO, TRANSFORMAÇÃO E REAPROVEITAMENTO, ATÉ SUA CONFORMAÇÃO E AO DESEMPENHO DOS PRODUTOS ACABADOS.
CONCEITO DE ECONOMIA:
1 – Palavra derivada do grego OIKONOMÍA, originada de óikos, que significa casa, e nómos, que significa lei, portanto, administração de uma casa, ESTADO.
ASSIM PODEMOS DIZER QUE ECONOMIA É:
Uma ciência social que estuda como o individuo e a sociedade
decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de
bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos
da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em
qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos;
contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre
se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas
de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva
aos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS; GARCIA,
2004, pg.2).
A ECONOMIA ESTUDA OS FENÔMENOS SOCIAIS, POIS NÃO EXISTEM FENÔMENOS ESTRITAMENTE ECONÔMICOS.
É TAMBEM A CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA A ATIVIDADE ECONÔMICA ATRÁVES DA TEORIA ECONÔMICA, TENDO NA GESTÃO, A SUA APLICABILIDADE PRÁTICA.
A EXONÔMIA PROCURA ATRÁVES DE METÓDOS ANÁLISES E TEORIAS ECONÔMICAS GARANTIR UM BOM CONVÍVIO SOCIAL.
A ECONOMIA PREOCUPA-SE COM AS ESCOLHAS FEITAS DE COMO EMPREGAR OS RECURSOS PRODUTIVOS, JÁ QUE ELES SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES (OU VONTADES) DOS HOMENS SÃO ILIMITADAS E RENOVADAS, JÁ QUE ESTÃO SEMPRE EM BUSCA DE BENS E/OU SERVIÇOS, POIS ELES SUPREM SUAS NECESSIDADES.
TEORIA DA Hierarquia das Necessidades de Maslow.
A teoria de Maslow nos mostra como o ser humano satisfaz suas necessidades através de uma hierarquia desenhada em uma pirâmide
Começamos todos com necessidades básicas, como comer, dormir, respirar e etc. Quando satisfazemos uma necessidade automaticamente tendemos a ter outras necessidades, e por assim vai até alcançarmos o topo da pirâmide.
...