Edgar Morin
Artigo: Edgar Morin. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: father_lpmt • 5/10/2014 • 802 Palavras (4 Páginas) • 692 Visualizações
ETAPA 1
PASSO 1
Teórico da Comunicação objeto da pesquisa - Edgar Morin
PASSO 2
Iniciar a pesquisa exploratória; ou seja, buscar as primeiras informações sobre o teórico e o período a ser trabalhado. Analisar a biografia do autor, que é a história de vida, e verificar:
• onde ele nasceu e viveu,
Nascido em Paris, França
• qual a principal atividade,
Antropólogo, Sociólogo e Filósofo.
• quais os principais colegas de trabalhos,
Georges Friedmann, que conheceu durante a ocupação alemã, e com o apoio de Maurice Merleau-Ponty, de Vladimir Jankélévitch e de Pierre George, entrou para o CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique)
• fatos interessantes da sua vida
Pesquisador emérito do CNRS.
Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia.
Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes),Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.
Em 1960, funda, na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), o Centro de estudos de comunicação de massa (CECMAS), com Georges Friedmann e Roland Barthes, com a intenção de adotar uma abordagem transdisciplinar do tema, e cria a revista Communications.
Morin é também fundador da revista Arguments (1957-1963)
• fatos interessantes da época
Durante a Segunda Guerra Mundial, participou da Resistência Francesa.
Em 1941, adere ao Partido Comunista, em um momento em que se sentia, pela primeira vez, que uma força poderia resistir à Alemanha nazista.
Entre 1942 e 1944, participou da Resistência, como tenente das forças combatentes francesas, adotando o codinome Morin, que conservaria dali em diante.
ETAPA 2
PASSO 1
• Indicar o período em que surge a teoria: ano e década.
Edgar Morin, Os Sete Saberes necessários à educação do futuro. Cortez, 2000.
Em 1999, a UNESCO e seu então presidente, Federico Mayor, solicitou ao filósofo Edgar Morin - nascido na França, em 1921 e um dos maiores expoentes da cultura francesa no século XX - a sistematização de um conjunto de reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI.
Os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin, objeto do presente livro:
- as cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão;
- os princípios do conhecimento pertinente;
- ensinar a condição humana;
- ensinar a identidade terrena;
- enfrentar as incertezas;
- ensinar a compreensão;
- a ética do gênero humano,
Aborda temas fundamentais para a educação contemporânea, por vezes ignorados ou deixados à margem dos debates sobre a política educacional.
Uma revisão das práticas pedagógicas da atualidade, tendo em vista a necessidade de situar a importância da educação na totalidade dos desafios e incertezas dos tempos atuais.
O
...