TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Emancipação

Tese: Educação E Emancipação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Educação e Emancipação

AMARAL, Sergio Rosa do 1

Falar sobre educação para emancipação nos dias atuais me parece um desafio, pois muitas pesquisas e estudos foram feitas através dos tempos até chegarem a nós, podemos ver isso através de muitos textos e vídeos que tratam do referido assunto, visto que esta realidade já havia sendo tema de debate. O livro Educação para Emancipação de Theodor W. Adorno, trata a respeito deste assunto na Alemanha após Adolf Hitler, o referido texto foi tema de seminário, onde vários grupos apresentaram para os demais os temas nele relacionados, livro foi subdividido em seis grupos que são:

Educação contra a barbárie,

Televisão e formação,

Tabus acerca do magistério,

Educação após Auschwistz,

Educação – para quê? e

Educação e emancipação.

Todos os tema ao meu ver se entrelaçam afim de responder a uma única pergunta, essa educação emancipa ou não? Talvez sim, ou deveria, pois estudamos para crescer em entendimento e buscarmos respostas para coisas, mais nem sempre é, ou nem sempre foi assim, neste livro Adorno deixa bem claro que ele não é contra a educação, ou a forma que se usa para educar, ele é contra o sistema que está por detrás disso tudo. O que chama de Educação Fetichista (que está dado), onde pessoas são manipuladas ao consumismo, são induzidas ao trabalho, formando assim uma falsa ideologia, onde temos que nos transformar em profissionais, pois o mercado de trabalho está atrás destes. E se você não se prepara outro passa a sua frente. Então cria-se Cursos Profissionalizante onde o aluno sai pronto para trabalhar, e dizem que o País precisa de profissionais qualificados, esses cursos são oferecidos, digamos assim, “para tapar o sol com a peneira,” pois paga-se pouco a um técnico ao invés de se pagar o valor que lhe é devido, sendo que ele exerce mesma função de um profissional só pode assinar. Então voltamos a Marx e a mais valia e a exploração do trabalho.

Talvez está seja uma educação de Barbárie um pouco mais moderna, mudou apenas o tempo, ou vai ver estejamos fazendo ao contrário do que diz Adorno, que não se repita Auschwitz, e por isso que faço minha a pergunta do texto.

Educação para quê?

Para sermos dominados pelas leis que muitos fazem para benefícios próprios, onde cria-se uma forma de disputa fazendo com que o aluno melhor colocada, ou como eles dizem, aluno nota Dez ganhem prêmios. E o outros alunos como ficam? Alguém já se perguntou porque eles não conseguem acompanhar os demais, ou se eles tem o que comerem em sua casa, ou ainda se eles acordaram cedo demais, digamos umas 4:30 da madrugada para chegarem na aula as 7:00 da manhã. De maneira alguma ninguém se importa, querem resultados pois somente os melhores terão lugar no mercado de trabalho, ensina-se então o aluno a competir pois o mundo é competitivo, nem que para isso ele tenha passe por cima de muitos.

É por isso que o mundo está desta maneira, pessoas vivendo estressadas, uma corre corre sem parar, o negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com