Eliminar O Uso De vício De Linguagem
Artigos Científicos: Eliminar O Uso De vício De Linguagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nana_naninha • 7/11/2014 • 678 Palavras (3 Páginas) • 684 Visualizações
Módulo 1:
Este tema é primordial e válido para os dias de hoje. É muito importante saber sobre como evitar as repetições e vícios de linguagem em se comunicar, principalmente, quando se é da área de comunicação, é necessário saber disso quando irá fazer uma apresentação de trabalho, uma locução, enfim, hoje em dia é essencial saber se comunicar para que quem está ouvindo preste atenção e desvie o foco.
Essas são algumas falhas que cometemos no cotidiano por diversas vezes, mas algumas áreas como, por exemplo, tanto na linguagem verbal quanto na escrita, e que é presente na vida de jornalistas, repórteres, artistas de uma forma geral, escritores, entre outros.
No vídeo que foi apresentado em aula (16/09), pude aprender algumas dicas fundamentais para se comunicar em público ou até mesmo para conversar com colegas e amigos. No vídeo dizia para evitar expressões, termos e palavras durante a fala como: “né”, “tá”, “daí”, “ok”, “então”, “é”, “assim ó”, “bom”, enfim, são gírias que muitas vezes utilizamos no dia-a-dia e esquecemos e colocamos em nossas práticas. Devemos substituir algumas palavras por outras para não soar algo indefinido ou muito generalizado.
Isso pode ser chamado de pleonasmo e redundância, que retrata claramente essa questão de vícios de linguagem, são esses erros que cometemos que consiste na repetição de uma ideia que já tenha sido apresentada antes, ou seja, torna-se desnecessário que não vai acrescentar em nada no entendimento daquela mensagem.
São gírias que habituamos a falar e dizer em público e, principalmente, em ambiente de trabalho torna-se a apresentação insuportável, que quem está ouvindo começa a contar essa “mania” e acaba desviando a atenção, em consequência causa o desinteresse.
E quando há essas repetições, dá a impressão que quem está falando não tem a dominação total do assunto. Ou seja, a demora para se pensar no que vai ser dito vai provocar esses vícios que repetitivos (gírias). O efeito dessas palavras repetitivas é ruim para quem ouve que perde o interesse e começa a se interagir com outra atividade. Basta alguém já tenha o escutado uma vez para que entenda a verdadeira situação e que seja conhecido para sempre pela negatividade das repetições
A melhor maneira de se corrigir isso, é gravar sua apresentação, ouvir e assim, corrigir. Porque só assim vai poder perceber os erros. Outra dica importante para eliminar os vícios de linguagem é realizar uma pausa de 1 segundo entre uma fala e da outra. Fazer leituras de livros, revistas, jornais para “ganhar” mais vocabulário para evitar de falar sempre a mesma palavra e ser repetitivo. Ler bastante antes de apresentar para passar segurança e confiança para quem está ouvindo e dar certeza que domina bem sobre o tema ou assunto.
Neste dia, durante a atividade, pude perceber que a sala em si, precisa melhorar bastante quanto ao falar em público. Percebi que ainda tem certas dificuldades para se comunicar com o resto da sala, pode ser causada também pela timidez no momento mas há bastante coisa a se trabalhar. Utilizam bastante vícios (erros), mas acredito que por ser uma sala de 2 semestre ao longo do curso vai melhorar. Um e outro soube apresentar bem, mas há algumas falhar, normal.
Para efetuar com sucesso uma boa apresentação
...