TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emancipação Política X Emancipação Humana

Casos: Emancipação Política X Emancipação Humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das primeiras críticas que Marx fez acerca da sociedade capitalista compreende os termos emancipação política e emancipação humana, ele abordou esse tema em duas das suas primeiras obras, “Sobre a Questão Judaica” e “Glosas Críticas Marginais ao Artigo. O Rei da Prússia e a Reforma Social de um Prussiano” . Nessas duas obras Marx discorre sobre a diferença da emancipação política e a emancipação humana.

Para Marx a emancipação política ocorreu em meio á revolução burguesa, na transição de um sistema econômico feudal onde existiam servos, senhores feudais e reis, um subordinado ao outro respectivamente. Com a revolução burguesa institui-se o Capitalismo e com isso a liberdade econômica, o que Marx não nega que foi um avanço, no entanto a exploração do homem pelo homem ainda prevaleceu. Na sociedade capitalista o homem possui liberdade de ir e vir, de fazer o que quiser, de proclamar a crença que bem entender, no entanto é barrado pelas dificuldades impostas pelo capital, precisa vender seu único bem que é a sua força de trabalho por um preço que mal da pra satisfazer suas necessidades básicas, ou seja, é oprimido e explorado pelo capital esmagador.

Para Marx a emancipação humana, seria no sentido da erradicação da exploração do homem pelo homem, seria o homem trabalhar sem ser explorado, ter momentos de lazer, ser livre realmente para ir e vir, enfim regozijar de todos os aspectos da vida humana se tornando humanamente livre e não apenas economicamente como no sistema capitalista. Marx ainda pontua que a emancipação política é a emancipação da burguesia, ou seja, uma liberdade para poucos a emancipação humana é do proletariado e só conseguiríamos chegar a essa segunda por meio da revolução onde se extinguiria a exploração pelo trabalho, fazendo com que a liberdade se torne universal! A emancipação política é do capital, a humana do trabalho. Torna-se evidente que desde seus primeiros escritos Marx caminhava para um estudo com vistas a romper com a sociedade burguesa, pregando a revolução social como meio de conseguir que a sociedade seja completamente emancipada, ou seja, por meio do regime comunista. Pode-se dizer que emancipação política seria uma ideologia, uma falsa de idéia de emancipação, enquanto emancipação humana diz respeito á emancipação na sua plenitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com