Espiral Do Conhecimento
Artigo: Espiral Do Conhecimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lecka95 • 19/9/2013 • 249 Palavras (1 Páginas) • 390 Visualizações
Espiral do Conhecimento
O processo SECI (espiral do conhecimento), apresenta como converter e identificar a transferência do conhecimento do indivíduo para o grupo e em seguida, para o nível organizacional, veja:
• SOCIALIZAÇÃO (tácito para tácito): é o processo de compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta, ou seja, ideia para ideia.
• EXTERNALIZAÇÃO ( tácito para explicito): baseia-se na formulação do conhecimento explícito pelo compartilhamento do conhecimento tácito, através de palavras, diálogo, reflexão, enfim ideia par escrita.
• COMBINAÇÃO (explicito para explicito): é um processo de estruturação de conceitos em um sistema de conhecimento, envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito, e ocorre troca de combinação de conhecimentos por meios como documentos, reuniões ou redes de comunicação computadorizada, normas e procedimentos.
• INTERNALIZAÇÃO (explícito par tácito): é o processo de incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito. Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática, ou seja,” aprender fazendo”.
A espiral do conhecimento pode ser aplicada em nosso cotidiano profissional quando proferimos o conhecimento através do diálogo e da reflexão; analisamos as experiências passadas para que possamos aprender com elas e conseguintemente colocá-las em prática, ou até mesmo quando alocamos o conhecimento explícito em forma de informação.
O efeito da inovação em nosso dia-a-dia está relacionado à busca constante pelo conhecimento das tendências mercadológicas, ao aperfeiçoamento do contato estrito nas relações com clientes e fornecedores incluindo a busca por novas parcerias. Englobando também a procura incessante de novas informações e melhoria no aprendizado, sem falar no estímulo imutável visando sempre mudanças positivas dentro da empresa.
...