Estrutura Organizacionla
Artigos Científicos: Estrutura Organizacionla. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natynnhaa • 7/5/2014 • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
Estrutura Organizacional
É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. É a forma em que as atividades são divididas, organizadas e coordenadas.
A estrutura de uma empresa está diretamente ligada a sua estratégia. Inclui aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
Segundo Chiavenato (1936), “A estrutura organizacional é um meio de que se serve a organização para atingir eficientemente seus objetivos”.
Tipos de estrutura organizacional
Estrutura organizacional vertical
Uma estrutura organizacional vertical funciona com base em uma cadeia de comando que começa pelo presidente da empresa e vai até os departamentos mais baixos. Ela define a hierarquia entre as pessoas e o que elas controlam. Uma desvantagem deste tipo de estrutura é que ela tende a ser burocrática e não estimula a comunicação entre as pessoas de níveis diferentes. Este tipo de organização se destaca por agilizar a tomada de decisões e favorecer a coordenação das atividades da empresa.
Estrutura organizacional horizontal
Uma estrutura horizontal agrupa as pessoas com base em suas habilidades e funções. Ela pode agrupar aqueles que trabalham juntos em um departamento específico ou os que trabalham em uma determinada área, como finanças ou marketing. Uma vantagem deste tipo de hierarquia é que estimula a comunicação entre os empregados e também facilita a propagação do conhecimento. A desvantagem é que conforme a empresa cresce, pode faltar integração entre as diferentes funções ou departamentos.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens
Empresas verticalmente estruturadas têm padrões uniformes e excel em designar tarefas aos funcionários ou departamentos. Geralmente, os gestores têm um tempo mais fácil gestão de organizações verticais. O pessoal em uma organização vertical tem papéis bem definidos e responsabilidades. Este modelo centralizado incentiva eficiência, promove a colaboração e oferece oportunidades para desenvolvimento de competências profissionais e um caminho para o crescimento dentro da organização. No entanto, as empresas horizontalmente estruturadas tendem a ter melhor empregado moral, porque os funcionários têm mais autoridade de tomada de decisão. Além disso, a gerir uma empresa horizontal geralmente custa menos porque os gerentes custar mais do que empregados regulares.
Desvantagens
O modelo vertical exige um esforço considerável para manter o poder e equilíbrio. Portanto, esta estrutura organizacional raramente funciona sem uma liderança forte no topo. Além disso, os departamentos de organizações verticais freqüentemente desenvolvem uma visão estreita da organização e considerar os objetivos singulares do departamento mais importante do que os objetivos da empresa. Além disso, as empresas verticais falta a transparência de uma empresa horizontal, com vários níveis de gestão. Por outro lado, as organizações tipicamente encontrar a estrutura horizontal muito mais difícil de implementar, especialmente como o negócio cresce. Empregados em organizações horizontais podem se tornar menos certeza sobre as responsabilidades individuais e de grupo, e os gerentes de projeto podem ficar frustrados com a falta de autoridade.
segundo Chiavenato: “A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem.
Areas de administração
Treinamento e desenvolvimento de pessoas
Plano de remuneração e benefícios
Remuneração
É o salário (salário-base) acrescido a outros valores recebidos pelo empregado, como comissões, gorjetas, vale-transporte, participação nos lucros, gratificações, entre outros.
Tipos de remuneração
Abono – antecipação salarial. No sentido comum, adiantamento em dinheiro. Adicional legal – é o acréscimo salarial àqueles que exercem funções mais gravosas que os demais. Deverá ser pago, por exemplo, quando o trabalhador estiver exposto a insalubridade, a periculosidade, ao prolongamento da jornada, etc.
Adicional por hora extra, deverá ser pago no mínimo em 50% do salário do trabalhador, inclusive em casos de força maior e integra a remuneração.
...