Estudo de Caso sobre a Bulimia
Por: alissonzip • 19/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 1.198 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Estilo de Vida, Saúde e Meio ambiente
Estudo de Caso
Fonte http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=244
“J.S.D.A.F, adolescente de 16 anos, parda, baixo nível socioeconômico, escolaridade - 1° ano ensino médio, apresentando amenorreia, foi diagnosticada como portadora de Anorexia Nervosa. O diagnóstico foi baseado na presença de amenorreia há três meses, distúrbio da autoimagem e medo intenso de ganhar peso.
A internação ocorreu em razão de AN associada a sintomas graves de depressão e perda ponderal progressiva. Em relação aos parâmetros clínicos e físicos, a paciente apresentava bradicardia, hipotensão, sopro sistólico, cabelos ressecados e quebradiços, pele seca e descamativa, estando hipo-hidratada e hipocorada.
Na avaliação antropométrica realizada no momento da internação, a paciente pesava 34 kg, estatura de 1,61cm (IMC = 13,1kg/m2), tendo como diagnóstico baixo peso. A avaliação bioquímica não apresentou alteração. A anamnese alimentar revelou baixa ingestão calórica e irregularidade das refeições.
A conduta nutricional foi dieta hipercalórica e hiperproteica, associada a dieta enteral, para complementar o aporte de calorias e nutrientes. Optou-se por uma fórmula polimérica, administrada por bomba de infusão nos períodos diurno e noturno, porém em horários apropriados, com o objetivo de permitir e estimular a ingestão das refeições por via oral. O aumento do aporte foi realizado gradativamente e não houve síndrome da realimentação. A ingestão dietética foi monitorada diariamente pela nutricionista.
O suporte psicológico realizou-se pela saúde mental; o tratamento clínico e medicamentoso consistiu em terapia de reidratação oral (na primeira semana de internação), antidepressivo e suplementação de ferro.
Após a alta hospitalar, a paciente retornou ao acompanhamento ambulatorial, porém não compareceu regularmente às consultas e perdeu 7 kg nesse período. Em razão da perda ponderal importante e da falta de adesão ao tratamento, voltou a ser internada. Ao exame clínico, apresentava hipotensão, hipotermia, ritmo cardíaco tendendo a bradicardia, pele seca com lesões hipercrômicas em membros inferiores e descamação superficial nas mãos, extremidades frias com perfusão lentificada, peristalse reduzida, estando desidratada e hipocorada, fazendo-se necessária a observação hemodinâmica.”
Vocês realizarão o primeiro tutorial da disciplina “O Homem e a Sociedade”. Esse trabalho será realizado em grupo. Segue o passo a passo:
- Leiam atentamente o caso;
- Destaquem as palavras ou expressões que vocês desconhecem.
- Faça uma lista desses termos e expressões para esclarecimento, mas antes tentem levantar hipóteses para os seus significados e chequem em fontes bibliográficas,
- Levantem aspectos relevantes para estudo,
- Selecionem três hipóteses que o grupo escolherá para pesquisa.
Cada grupo apresentará as suas hipóteses. Para cada grupo caberá o desenvolvimento de um tema.
Amenorreia: ausência de menstruação.
Bradicardia: batimentos cardíacos abaixo do normal
Hipotensão: Pressão arterial abaixo do normal
Hipotermia: diminuição da temperatura corporal
SILVA, Carlos Roberto Lyra da. Dicionário de Saúde. São Caetano do Sul,sp: Yendis, 2004.
Anorexia Nervosa: Os transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa e suas variantes) são quadros psiquiátricos que afetam principalmente adolescentes e adultos jovens (embora uma procura maior de crianças se faça notar recentemente) do sexo feminino, levando a grandes prejuízos biopsicossociais com elevada morbidade e mortalidade.
A anorexia nervosa caracteriza-se por perda de peso intensa à custa de dietas rígidas auto impostas em busca desenfreada da magreza, distorção da imagem corporal e amenorreia. William Gull, no ano de 1874, descreve três pacientes com quadro anoréxico restritivo, cunhando o termo “apepsia histérica”.
O quadro clínico incluía emagrecimento, amenorreia, bradicardia, baixa temperatura corporal, edema nos membros inferiores, obstipação e cianose periférica. Brunch (1962), nos anos 1960 e 1970, foi o primeiro autor a mencionar a distorção da imagem corporal vista como um distúrbio da paciente com anorexia nervosa na percepção de seu corpo. A partir de 1970, pacientes avaliadas clinicamente demonstravam um receio exagerado de ganhar peso, sendo este o primeiro passo para incorporar o “medo mórbido de engordar” como característica psicopatológica da anorexia nervosa, juntamente com o emagrecimento, a distorção da imagem corporal e a amenorreia.
A baixa autoestima bem como a distorção da imagem corporal são os principais componentes que reforçam a busca de um emagrecimento incessante, levando à prática de exercícios físicos, jejum e uso de laxantes ou diuréticos de uma forma ainda mais intensa. Pacientes com anorexia nervosa do subtipo purgativo, ou seja, que apresentam episódios bulímicos e alguma prática de purgação (vômitos, diuréticos, enemas e laxantes), são mais impulsivas e apresentam aspectos de personalidade diferentes de pacientes que usam apenas práticas restritivas e são mais perfeccionistas e obsessivas.
ABREU, Cristiano Nabuco; CANGELLI FILHO, Raphael. Anorexia nervosa e Bulimia nervosa – Abordagem Cognitivo-Construtivista de Psicoterapia. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 31, n. 4, p.184-187, 15 set. 2004. Disponível em:
Síndrome da realimentação: A síndrome de realimentação (SR) representa um grupo de sinais e sintomas clínicos comumente observados em pacientes gravemente desnutridos.
Dessa maneira, os sintomas da SR ocorrem a partir de desequilíbrios de fluidos e eletrólitos resultantes da suplementação nutricional via oral, enteral ou parenteral após um período de jejum prolongado ou desnutrição. Caracteriza-se clinicamente por alterações neurológicas, sintomas respiratórios, arritmias e falência cardíaca, poucos dias após a realimentação. Sua causa é decorrente da sobrecarga na ingestão calórica e reduzida capacidade do sistema cardiovascular.
...