Evolução Da Pesquisa Em Educação
Monografias: Evolução Da Pesquisa Em Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liquor1ce • 11/11/2014 • 621 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
Título: Pesquisa Educacional
Título do texto: Evolução da pesquisa em Educação
Referência: LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Evolução da pesquisa em Educação. In: LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
Para se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. [...] isso se faz a partir do estudo de um problema, que ao mesmo tempo desperta o interesse do pesquisador e limita sua atividade de pesquisa a uma determinada porção do saber [...]. Esse conhecimento é [...] fruto da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da atividade investigativa dos indivíduos, a partir e em continuação do que já foi elaborado e sistematizado pelos que trabalharam o assunto anteriormente. Tanto pode ser confirmado como negado pela pesquisa o que se acumulou a respeito desse assunto, mas o que não pode é ser ignorado. (p.1)
Pesquisa não é somente aquele trabalho escolar em que a professora pede aos alunos que busquem em livros, na internet e afins para que seus alunos consultem, o sentido de pesquisar está na construção de um conhecimento capaz de solucionar determinado problema fruto de uma atividade investigativa. É necessário ir além do senso comum e o com apoio na literatura há um confronto entre o que se foi pesquisado.
“É igualmente importante lembrar que, como a atividade humana e social, a pesquisa traz consigo, inevitavelmente, a carga de valores, preferências, interesses, pesquisador.” (p.3)
Dependendo do olhar do pesquisador é que a pesquisa se encaminha, pode haver momentos em que ele não enxergue os dados como realmente são em uma primeira hora e isso pode dificultar ou mudar o rumo da pesquisa.
Assim, a sua visão de mundo, os pontos de partida, os fundamentos para compreensão e explicação deste mundo irão influenciar a maneira como ele propõe suas pesquisas ou, em outras palavras, os pressupostos que orientam seu pensamento vão também nortear sua abordagem de pesquisa. (p.3)
Um pesquisador que somente acha que vai encontrar resultados positivos vai terminar se encaminhando para que encontre esses resultados, da mesma forma o contrário. E um pesquisador não pode estar cego para observar o que o campo de pesquisa tem a oferecer. A visão de mundo do pesquisador, suas definições políticas é que vão fazê-lo compreender as coisas e a condição humana a sua maneira.
Os fatos, os dados não se revelam gratuita e diretamente aos olhos do pesquisador. Nem este os enfrenta desarmado de todos os seus princípios e pressuposições. Ao contrário, é a partir da interrogação que ele faz os dados, baseada em tudo que ele conhece do assunto – portanto, em toda a teoria acumulada a espeito –, que se vai construir o conhecimento sobre o fato pesquisado. O papel do pesquisador é justamente o de servir como veículo inteligente e ativo entre esse conhecimento acumulado na área e as novas evidências que serão estabelecidas a partir da pesquisa. (p.4,5)
É o trabalho como pesquisador que vai tornar seu conhecimento mais abrangente, então todo o conhecimento que o pesquisador tiver vão ajudar na compreensão dos dados. A análise dos fatos
...