Evolução histórica da contabilidade
Projeto de pesquisa: Evolução histórica da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabriella1204 • 17/9/2014 • Projeto de pesquisa • 806 Palavras (4 Páginas) • 154 Visualizações
ATPS – Teoria da contabilidade
ETAPA 1 – Evolução histórica da contabilidade
Passo 1-
A evolução histórica da contabilidade vem acompanhando a historia da civilização desde o inicio. Está diretamente ligada as primeira manisfetsçãoes humanas de necessidade de interação social e proteção a posse e interpretação dos fatos ocorridos com os objetos materiais que o homem sempre dispôs para alcançar os fins que almejava;
No inicio a caça era a principal atividade, porém com o passar do tempo, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual e administrava isso;
Ao morrer, o legado e as terras deixados por esta pessoa não eram dissolvidos, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais , denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes s requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
A Contabilidade Intuitiva Primitiva tem início no período denominado no estudo da Pré-história de Paleolítico Superior (18.000 a.C.), momento no qual ocorrera na região européia a última Idade do Gelo. Foi, entretanto, na chamada Era Neolítica (8.000 a.C.), popularmente conhecida como a Idade da Pedra Polida, que o homem passou a praticar a criação de animais e a agricultura, desenvolvendo, deste modo, maiores noções de propriedade e patrimônio, surgindo a partir daí a necessidade de formas de controle e registro dos bens, direitos e obrigações do homem pré-histórico.
Foi durante este período que apareceram as primeiras contas primitivas.
Em sítios arqueológicos do Oriente Próximo (região da Ásia próxima ao mar Mediterrâneo, a qual engloba países como Síria, Líbano, Israel, Palestina e Iraque) foram descobertos sistemas contábeis primitivos utilizados entre 8.000 e 3.000 a.C. por civilizações pré-históricas.
Através de pequenas fichas de barro e outros instrumentos igualmente simples, o homem daquele tempo já fazia o registro de seu patrimônio, antes mesmo da invenção da escrita e da contagem
...