Exame De Sufuciencia
Artigo: Exame De Sufuciencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergio9815 • 3/12/2014 • 2.163 Palavras (9 Páginas) • 212 Visualizações
Página 1 de 7
ANEXO I
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL À PROVA DE
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
(2ª EDIÇÃO – II/2011 – EDITAL EXAME DE SUFICIÊNCIA N.º 1/2011)
1. CONTABILIDADE GERAL
a) A Escrituração Contábil: As contas patrimoniais, de resultado e de compensação, os registros das operações e suas retificações de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade.
b) Medidas preliminares à elaboração das Demonstrações Contábeis: O balancete de verificação. As conciliações e retificações de saldos de contas. As provisões e os diferimentos. O inventário de mercadorias e de materiais.
c) A avaliação dos ativos e passivos: Custo histórico. Custo Corrente. Valor realizável. Valor presente. Valor justo. Valor recuperável de ativos. Atualização monetária. A avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial. As empresas coligadas e controladas.
d) Reconhecimento de Receitas e Despesas.
e) A elaboração das demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Período, Demonstração do Resultado Abrangente Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Valor Adicionado, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis.
f) Consolidação das Demonstrações Contábeis.
g) Combinação Negócios.
2. CONTABILIDADE DE CUSTOS
a) Elementos conceituais. Interelacionamento da Contabilidade de Custos com a Contabilidade Financeira e com a Contabilidade Gerencial. Objetivo, importância e finalidade da Contabilidade de Custos. Conceito de custos, despesas, investimento e gastos. Princípios e conceitos contábeis aplicados à Contabilidade de Custos.
b) Classificação e nomenclatura dos custos: Custos fixos e custos variáveis, custos diretos e indiretos, custos controláveis e não-controláveis. Objeto de custeio.
c) Controle e registro contábil de custos: Apuração do Custo dos Produtos, Mercadorias ou Serviços Vendidos. Custos com mão-de-obra direta e indireta. Alocação dos custos com mão-de-obra. Custos com Materiais Diretos e Indiretos. Alocação dos custos com matéria-prima, material secundário e material de embalagem. Métodos de controle de estoques de materiais. Custos indiretos de fabricação e seus critérios de rateio. Departamentalização. Centros de Custos.
d) Métodos de custeio: Custeio por Absorção, Custeio Variável, Custeio Baseado em Atividades (ABC) e Custeio Pleno (RKW). Custo por Produto, Custo por Processo, Custo por Atividade.
e) Sistemas de Acumulação de Custos: Acumulação de custos por ordem de produção ou encomendas. Acumulação de custos por processo. Custo dos Produtos Acabados. Custos dos produtos em elaboração. Equivalente de produção. Custos Conjuntos. Apropriação dos custos conjuntos aos co-produtos e subprodutos.
f) Custos para controle: Custos reais (históricos), estimados e projetados. Custo Padrão. Componentes do custo padrão (padrões físicos e padrões financeiros). Análise das variações de custo padrão.
Página 2 de 7
3. CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
a) Estrutura Conceitual: Conceito. Finalidades. Atividades. Organização. Função social. Princípios Contábeis. Normas Brasileiras de Contabilidade. Interpretação da legislação básica.
b) Patrimônio Público: Conceito, Classificação e grupos. Orçamento, conceito, classificação e estágios, aspectos patrimoniais, aspectos legais, contabilização, Dívida Ativa.
c) Plano de Contas: Conceito, estrutura e contas do ativo, passivo, variações patrimoniais aumentativas e diminutivas, resultado e controles do Planejamento e Orçamento.
d) Demonstrações Contábeis: Conceitos, aspectos legais, forma de apresentação, elaboração e análise. Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Resultado Econômico e Notas Explicativas.
e) Gestão Fiscal: Lei de Responsabilidade Fiscal – Conceitos e Noções. Crimes Fiscais.
4. CONTABILIDADE GERENCIAL
a) Custos para Decisão: Comportamento dos custos e volume de produção. Margem de contribuição. Margem de contribuição e fator de limitação. Margem de contribuição e custos fixos identificados. Ponto de Equilíbrio contábil, econômico e financeiro. Margem de segurança. Alavancagem operacional. Fixação do preço de venda. Decisões entre comprar ou fabricar. Custo de oportunidade. Custos perdidos. Custos imputados. Análise do Custo Diferencial. Análise dos Custos de Distribuição. Sistema de custeio baseado em atividades e sua análise.
b) Custos para Controle: Custos Estimados. Custo Padrão. Análise das variações custo padrão x real.
c) Análise das demonstrações contábeis: Análise vertical e horizontal. Índices de Liquidez. Índices de Endividamento. Índices de rentabilidade. Prazos médios de renovação de estoques, recebimento de vendas e pagamento de compras. Ciclo operacional e financeiro. Análise do capital de giro.
5. CONTROLADORIA
a) Contextualização: Função da Controladoria. Ambiente. Função do Controller.
b) Planejamento e Orçamento Empresarial: Planejamento estratégico, tático, operacional. Orçamentos de Vendas, de Produção, de Despesas Operacionais e de Caixa. Controle Orçamentário.
c) Gestão e a controladoria: Processo decisório. Plano Estratégico. Sistema de Avaliação de desempenho Modelo de gestão
d) Avaliação de Desempenho: Tipos de Indicadores. Administração por centro de responsabilidades Modelos de avaliação de desempenho.
e) Sistemas de Informações gerenciais.
6. NOÇÕES DE DIREITO
a) Direito Público e Privado.
b) Direito Trabalhista e Legislação Social.
c) Direito Comercial e Legislação Societária.
d) Direito e Legislação Tributária.
...