Exploradores De Caverna
Exames: Exploradores De Caverna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilagriger • 14/3/2015 • 233 Palavras (1 Páginas) • 199 Visualizações
É FUNDAMENTAL A ESTE JULGAMENTO A COMPREENSÃO DESTAS DUAS ESCOLHAS:
Ou se sacrificava Roger Whetmore ou se sacrificavam todos os cinco exploradores. Com isso, afastamos uma tese muito recorrente dentre muitos analistas deste caso que supõe a possibilidade de que os réus poderiam esperar o primeiro morrer por inanição para em seguida alimentarem-se de sua carne.
Ora, senhores, como poderiam os réus, adivinhar em quais condições físicas eles se encontrariam uma vez que a fome enfraquece sobremaneira qualquer ser. Havia sim, o risco iminente de enfraquecerem-se pela fome a ponto de não conseguirem matar o escolhido ao sacrifício. E assim morreriam todos.
Ao realizarem um acordo, ao estabelecerem uma regra consensual para definir quem seria o sacrificado, agiram os réus dentro do principio da boa-fé. Vale lembrar que quem propôs o tal “contrato”, a fim de escolher o sacrificado foi o próprio Roger, que arrependendo-se tardiamente, ainda lhe foi resguardado o direito de fiscalizar a lisura da escolha, ao não questionar o processo de sorteio, Roger, também, atestou a conduta de boa- fé dos réus.
Há de se aplicar ao fato, também, o valor da verdade, pois não consta dos autos que, depois de tomada dos depoimentos individuais de cada um dos condenados, houvesse contradição entre suas versões. Impossível, na criminologia moderna, quatro pessoas mentirem a cerca de um fato de forma tão convincente. A mínima contradição leva os depoentes a acareações, onde a verdade sempre surge.
...