Ciclos Econômicos Do Paraná
Artigo: Ciclos Econômicos Do Paraná. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luuhhccaass • 16/11/2014 • 1.513 Palavras (7 Páginas) • 3.516 Visualizações
Escola Municipal
Professores:
Série: 5ºAno
Disciplina: História
Conteúdo: Ciclos Econômicos
Prática social dos conteúdos:
Objetivos:
– Identificar quais os ciclos econômicos fizeram parte da história do Paraná,
– Reconhecer a importância dos ciclos econômicos para a economia do estado.
Vivência do conteúdo:
– O que é um ciclo?
– O que é economia?
– O que é um ciclo econômico?
– Vocês fazem economia em casa? De que forma?
– Para que usam essa economia? É importante?
– O que acontece com que não faz economia?
– Os ciclos acontecem na vida familiar de vocês? Em que sentido?
– Vocês sabem o que é imposto?
– Sua família paga impostos? Quais são eles?
– Eles são caros?
Problematização:
– Qual a importância da economia para o desenvolvimento de um estado?
– Para a sua família é importante economia?
– Em nosso âmbito, o que fizemos com a economia?
– Qual a importância do ciclo econômico para o desenvolvimento do estado?
– Vocês sabem os ciclos econômicos do Paraná?
Instrumentalização:
– Passar o texto abaixo no quadro branco, realizar a leitura com os alunos, e em seguida fazer a explicação devida.
–
Ciclos Econômicos
Ciclo significa qualquer série de ocorrências que se repete. Economia refere-se, na análise de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Assim, entende-se por ciclos econômicos o movimento de um grande número de atividades econômicas durante um determinado período de tempo.
– a partir desse texto podemos concluir que um ciclo é representado por uma série de eventos que se repetem em sequencia, vocês sabem algum exemplo de ciclo? Bem temos o ciclo do dia e da noite, o ciclo das plantações, o ciclo da lua, entre tantos outros, e a economia é um conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens que tem por objetivo a produção, distribuição e o consumo de bens e também de serviços que são necessários para a nossa sobrevivência e para a qualidade de vida, com isso toda nossa vida é regida pela economia, sem ela seus pais não teriam trabalho e nem salário, vir na escola não teria sentido, a economia é o princípio de todas as relações sociais.
– Bem com tudo isso, qual é a importância da economia para o nosso estado? A economia é o principal fator para o estado poder se manter, sem ela o estado não teria dinheiro para pagar os trabalhadores públicos, para fazer a manutenção dos prédios públicos, para investir na saúde, na educação na segurança, entre outros. E de onde vem todo esse dinheiro? Vem dos impostos, que são taxas incluídas diariamente em tudo que compramos. Vocês já ouviram falar que os impostos estão muito caros? Pois é, e isso é refletido dentro de nossas casas, muitas vezes quando vamos ao supermercado não podemos comprar tudo que queremos, pois muitas vezes o que queremos é muito caro, e temos que dar preferência aos produtos que realmente são necessários, para que não falte dinheiro até o final do mês.
– Bem a economia dentro de casa é muito importante, alguém de vocês já ouviu os pais falarem que tem que economizar? A economia, dentro de casa, serve para guardar o dinheiro, economizar, não gastar mais que o necessário. Muitas vezes essa economia é usada para várias coisas como comprar um móvel novo, comprar uma televisão, roupas, etc.. Sem economia nem nós nem o nosso país, vão para frente.
– Com tudo isso o que é um ciclo econômico? Essas duas palavras juntas servem para chamar o tempo em que uma mercadoria, por exemplo, o feijão, a soja, a erva mate, a madeira, o ouro, etc. Permanece em estoque, ou seja, desde a aquisição dos produtos até a venda.
– Como a economia os ciclos econômicos também são importantes para o desenvolvimento do estado, uma vez que, como veremos, dentro dos grandes ciclos econômicos que tivemos no Paraná, várias empresas se instalaram aqui e permanecem até hoje. Então, apesar de um ciclo econômico, dar preferência para a extração ou produção de um único produto, tem suas vantagens como a vinda de muitas empresas ao local, e várias dessas empresas permanecem até os dias de hoje em nosso estado.
– Entregar aos alunos uma folha com o texto referente aos ciclos econômicos:
CICLOS ECONÔMICOS NO PARANÁ
Ao longo da história do Paraná, alguns ciclos econômicos tiveram maior destaque, primeiramente foi a extração do ouro, que teve como principal consequência a fundação da cidade de Curitiba. Esse ciclo de mineração deu início a outro grande ciclo chamado “Ciclo do tropeirismo” pois o grande número de pessoas envolvidas nos trabalhos de mineração criava dificuldades de abastecimento na região e, sendo assim, passou-se a exportar alimentos, animais de transporte e equipamentos de outras regiões do Brasil. E com essa nova estrutura formada, a criação de gado ganhou espaço no território paranaense. Enquanto esses dois ciclos aconteciam, a erva mate começou a ganhar um grande espaço no interior do estado e, a partir de 1920, o mate se tornou o maior ciclo econômico do Paraná, porém, tempos mais tarde passou por uma grande crise, visto que estava ocorrendo alterações na produção, tendo como consequência a má qualidade da erva. Outro grande ciclo foi o ciclo da madeira também trazendo seus benefícios e malefícios.
– Embora tivessem esses quatro maiores ciclos econômicos paranaenses, temos que levar em consideração que hoje, a economia do Paraná se baseia na agricultura, na indústria e ainda segue com o extrativismo vegetal.
– Sortear os alunos para lerem trechos
...